Um sistema criado pela Rússia utiliza cabos de aço giratórios, semelhantes a “roçadeiras gigantes”, para defender veículos militares de projéteis lançados à distância pela Ucrânia.
O dispositivo foi apresentado no programa Correspondentes de Guerra, do canal estatal russo Smotrim. Construído por mecânicos do 70º Regimento de Fuzileiros Motorizados em Zaporizhzhia, ele é instalado em um veículo terrestre militar não tripulado chamado Courier.
“Quando outro drone tenta atacar, os cabos o derrubam ou o desviam para o lado”, disse um homem identificado pela mídia russa estatal como um líder de esquadrão chamado “Struk”.
Segundo ele, o novo dispositivo ainda está em fase de testes e foi idealizado pensando no operador de drone adversário, que teria dificuldade em enxergar as hélices giratórias.
Transporte de cargas e resgate de corpos
O Courier pode ser usado para transportar cargas, resgatar corpos ou pessoas feridas, ou ser equipado com armas que serão usadas em missões de ataque. A estrutura permite que ele acomode as hélices giratórias.
Nova criação russa foi idealizada pensando no operador do drone adversário
Reprodução/Telegram/БПЛА Техник 🇷🇺
Esse tipo de veículo surgiu rapidamente durante a guerra na Ucrânia, como uma tentativa de substituir os soldados humanos na linha de frente.
Pouco se sabe sobre a eficácia do novo dispositivo giratório criado pelos russos, mas a criação segue outras já incorporadas pelas tropas. No início da guerra, por exemplo, a Rússia equipou os seus tanques de guerra e veículos blindados com gaiolas de metal, redes e pontas.
A medida, que tinha como objetivo aumentar a capacidade de sobrevivência contra ataques de drones, logo foi incorporada pelas tropas ucranianas.
(Informações R7)
