Uma criança de 2 anos foi internada em estado grave no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa, em Campo Grande, após sofrer intoxicação alcoólica. A ocorrência mobilizou equipes médicas, Polícia Militar e o Conselho Tutelar na noite de sábado (7).
De acordo com as informações apuradas, as equipes de emergência foram acionadas para atender a situação em uma unidade de saúde. Conforme relatado pelo médico de plantão, a criança deu entrada no posto de saúde do bairro Coophavilla II após apresentar uma convulsão.
Durante o atendimento, a mãe informou que a criança teria ingerido, sem qualquer supervisão, quase meia garrafa de catuaba que estava no chão da residência. Após a ingestão da bebida, a criança ficou sonolenta, foi colocada para dormir e acabou caindo da cama, batendo a cabeça.
Depois da queda, a criança passou a apresentar tremores, reviramento dos olhos e ausência de resposta, sendo levada com urgência ao posto de saúde. A avaliação médica indicou um quadro de intoxicação alcoólica, traumatismo cranioencefálico com sinais de alerta, hipoglicemia e convulsão — situações consideradas extremamente graves devido à pouca idade da vítima.
Diante do estado clínico, o médico relatou à polícia a suspeita de maus-tratos por negligência. A criança recebeu os primeiros atendimentos e foi transferida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a Santa Casa, onde permanece sob avaliação especializada.
Durante o atendimento, a responsável pela criança deixou a unidade de saúde antes da chegada da polícia. Familiares que permaneceram no local demonstraram dificuldade para esclarecer os fatos. Posteriormente, a mulher foi localizada e encaminhada para atendimento médico. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanha o caso.
