Juca Vinhedo –
A FRASE –
“Conversei bastante com Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, e ainda preciso conversar com o Flávio. Há um apelo forte para que eu venha ao Senado. Hoje, o Senado carece de pessoas que tenham mais coragem do que juízo, e esse é um perfil que eu tenho. Não me acovardei até agora e, no Senado, não será diferente”.
(Marcos Pollon – deputado federal)
É Ele
Embora setores do PT defendam sua candidatura à Câmara Federal, o vereador de Campo Grande, Landmark Rios, deve mesmo coordenar a campanha do deputado federal Vander Loubet ao Senado.
Ela no Verde
Nos bastidores, está tudo amarrado. A senadora Soraya Thronicke deixará o Podemos e o Senado (a partir de 2027) e será candidata a deputada federal pelo PV, ou seja, na Federação da qual incluem ainda o PT e o PC do B.
Trad do PV
Na mesma articulação petista de abrigar iguais (ou quase) e fortalecer as chapas proporcionais, o vereador campo-grandense, Marquinhos Trad, pode deixar o PDT e se filiar ao PV, caso o “partido de Brizola” não apoie a candidatura do mano, Fábio, ao governo do Estado pelo PT, ou não monte uma chapa competitiva.
Centro-direita
Depois de presidir vários partidos nos âmbitos municipal e estadual, entre eles o PSol, o jornalista Jeferson Bezerra acaba de assumir, em MS, o Agir. A certidão de composição completa do órgão provisório da Justiça Eleitoral foi emitida em 27 de janeiro passado. O vice-presidente é o advogado Mario Claus, de Dourados.
Vice de novo
Do jornalista da Capital Dimas Braga: “O vice-governador Barbosinha de malas prontas para o Republicanos e vai compor a chapa de novo do candidato à reeleição governador Eduardo Riedel. Em Tempo: o senador Nelsinho Trad permanece no PSD de Kassab e comandará o partido e vai dar apoio ao excelente candidato do PP.”
Andanças
Bem ao seu estilo de fazer política ouvindo a população, o ex-governador e atual deputado estadual Zeca do PT, mal começou o ano e já iniciou sua agenda pelo interior do Estado. Verdade seja dita: não é por estarmos num ano eleitoral – é o jeito dele.
Raiz
A deputada estadual Gleice Jane foi procurada por dirigentes do PCdoB que lhe ofereceram a vaga de candidata a deputado federal dos comunistas. Dificilmente a proposta prosperará, já que Gleice é petista raiz, desde os tempos do movimento estudantil, na sede da UEMS, em Dourados. E tem tudo para ocupar uma das quatros vagas que o PT espera conquistar nas eleições de outubro.
Animada –
A jornalista Lia Nogueira (PSDB) está confiante em conquistar novo mandato de deputada estadual. Bem posicionada nas pesquisas e sem nunca ter descuidado de sua base (Dourados), ela ampliou o mandato para outros municípios, e suas ações serão potencializadas onde está bem avaliada.
Cidadania
Dados do Portal da Transparência do Registro Civil revelam um aumento histórico na busca pela retificação de prenome e gênero em Mato Grosso do Sul. Em 2025, o estado registrou um crescimento considerável nesses atos (50%), consolidando o Cartório de Registro Civil como o principal aliado da dignidade da população trans.


