O curso de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) alcançou nota 5, conceito máximo, no Enade, avaliação nacional do Ministério da Educação (MEC/Inep). O resultado coloca a instituição entre os destaques do estado e reforça o papel de Dourados como polo de formação em saúde.
O deputado federal Geraldo Resende celebra o desempenho e destaca sua ligação histórica com a consolidação do curso no município. “Tenho uma alegria especial com esse resultado porque ajudei a implantar e fortalecer o curso de Medicina da UFGD. Ver a universidade alcançar a nota máxima confirma que investir com seriedade em educação pública dá retorno para toda a sociedade”, afirmou.
O parlamentar, que no ano passado também celebrou os 20 anos da UFGD como um dos parlamentares que lutou pela criação da Universidade, avalia que a instituição, a cada dia, reforça o acerto da bandeira levantada por amplos setores da sociedade douradense, com a abertura e consolidação de cursos de grande relevância para a formação de acadêmicos de todas as regiões do país.
Em relação à Medicina, o parlamentar reforça a necessidade de manter padrões elevados na formação médica. “Medicina lida com vidas. Por isso, defendo rigor na formação e avaliações sérias, para que a população tenha confiança na qualidade do atendimento e na segurança do paciente. Por isso, a nossa imensa satisfação ao perceber que o curso está cumprindo o duplo papel de formar médicos altamente qualificados e ofertar saúde pública avançada à população”.
Resende destacou ainda que excelência na formação impacta positivamente a assistência à saúde, especialmente no SUS. “Quando a universidade forma bem, o sistema ganha: melhora o cuidado, reduz riscos e fortalece a segurança de quem busca atendimento”, conclui.

