Um cachorro foi espancado pelo próprio tutor no Conjunto Parklândia. O caso ocorreu na quinta-feira (8) e passou a ganhar grande repercussão nesta semana após a divulgação de um vídeo que mostra o momento das agressões contra o animal.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, o cachorro aparece correndo em direção ao portão da residência. Em seguida, o homem vai atrás do animal, consegue alcançá-lo e passa a desferir diversos tapas no rosto do cão.
Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para apurar o caso, que segue sob investigação. A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará explicou que não foi possível efetuar a prisão do agressor, uma vez que ele não se encontrava em situação de flagrante.
Apesar disso, o tutor foi conduzido à Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa). Na unidade policial, foi solicitada a manutenção da apreensão do cachorro agredido e de outro animal da mesma raça que também estava sob a guarda do suspeito.
Segundo a OAB-PA, a perda da guarda dos animais está prevista na legislação ambiental brasileira e não exige a apresentação de mandado judicial específico. A legislação prevê que o crime de maus-tratos contra cães e gatos pode resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, e novas medidas poderão ser adotadas conforme o andamento das investigações. (Informações Portal do Ancorador)


