Ônibus de coleta de sangue tem capacidade para cem coletas diárias, levando o serviço para todo MS, além de empresas e bairros; emenda foi de R$ 3,3 milhões
Por meio de recurso federal de Transferência Especial do ano 2024, o deputado federal Geraldo Resende viabilizou recursos da ordem de R$ 3.365.625,00, destinados à aquisição da nova Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Rede Hemosul/MS, já entregue.
Denominada “Ônibus da Vida”, a unidade móvel vai ampliar a capacidade de atendimento e aproximar o serviço de doação de sangue da população sul-mato-grossense, superando barreiras geográficas e levando a coleta a diferentes regiões do Estado.
A apresentação oficial do novo ônibus aconteceu na segunda-feira (12), no estacionamento do Hemosul Coordenador, com a presença do governador em exercício Barbosinha, do secretário de Estado de Saúde Maurício Simões, além do deputado federal Geraldo Resende, autor da emenda que possibilitou ao Estado adquirir o veículo.
Estrutura
Projetado para oferecer conforto, segurança e eficiência, o “Ônibus da Vida” é equipado com cinco cadeiras de coleta e conta com ambientes específicos para triagem, sala de coleta e sala do lanche. A unidade móvel dispõe ainda de televisores, refrigeradores e sistema de ar-condicionado, garantindo melhores condições tanto para os doadores quanto para as equipes de saúde.
Com capacidade para captar até 100 doações por dia, a unidade vai ampliar significativamente o impacto das campanhas de coleta em Mato Grosso do Sul. O “Ônibus da vida” irá percorrer todo o Estado, atendendo empresas, bairros, locais públicos previamente vistoriados e municípios que não contam com unidades fixas do Hemosul.
Segundo Geraldo Resende, a entrega representa a concretização de um sonho construído ao longo de mais de 15 anos de atuação na área da saúde. “Esse ônibus é um sonho antigo, que agora se transforma em realidade. Ele representa vida, cuidado e acesso. Vamos levar o Hemosul até as pessoas, onde elas vivem e trabalham, facilitando a doação de sangue e salvando vidas. É uma conquista histórica para Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Reconhecimento
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, destacou a importância da atuação do deputado Geraldo Resende para a concretização do projeto. “Hoje nós temos uma estrutura restrita a pouco mais de 10 municípios com condições de fazer captação de sangue. Então, o ônibus é totalmente estruturado para exercer esse papel de ampliar o número de doadores em todo o Estado. Esse ônibus foi adquirido pelo Estado graças à parceria que o deputado Geraldo Resende tem com a Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou.
O secretário também relembrou o histórico de apoio do parlamentar à saúde estadual. “Desde que eu assumi em janeiro de 2023, ele tem sido um parceiro da SES -Secretaria de Estado de Saúde. Então, a gente faz questão de registrar a importância do trabalho que o Geraldo faz em favor da saúde sul-mato-grossense”.
A coordenadora da Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul, Marina Torres, também agradeceu a atuação do deputado e destacou o impacto direto da unidade móvel no dia a dia da hemorrede. “Hoje nós estamos em um momento muito feliz, porque essa unidade móvel vai nos ajudar a melhorar a capacidade de atendimento das doações de sangue da Rede Hemosul no Estado. A partir dessa unidade móvel, nós vamos conseguir ir até o doador”, afirmou.
Segundo Marina Torres, o reforço chega em um período sensível para os estoques. “É extremamente importante para melhorar o número de doações e também para atender à demanda, porque, nessa época do ano, nós temos uma queda muito acentuada nas doações de sangue”, completou.
A primeira campanha oficial do “Ônibus da Vida” está agendada para o mês de fevereiro, no município de Ribas do Rio Pardo. Já o agendamento das ações será realizado pela equipe de Captação de Doadores do Hemosul, pelos telefones (67) 98163-0057 e (67) 3312-1516. As regras para solicitação do ônibus serão divulgadas posteriormente no site oficial da instituição.


