Desde 1968 - Ano 56

28.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDourados'Queremos trazer o povo paraguaio de volta', diz presidente da Colônia em...

‘Queremos trazer o povo paraguaio de volta’, diz presidente da Colônia em Dourados

Redação –

O presidente da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados, Celino Ramos Chimenez, esteve em visita institucional acompanhado de Joana Lourdes Cristaldo Romero, integrante do Conselho Fiscal da entidade, e falou sobre os desafios e projetos da nova gestão durante entrevista concedida à Folha de Dourados na manhã desta segunda-feira (12).

A visita ocorre poucos dias após a posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados para o biênio 2026/2027, realizada na sexta-feira, dia 9 de janeiro, em solenidade marcada por união, orgulho e reafirmação do compromisso com a cultura paraguaia no município.

Durante o evento, Celino Ramos Chimenez assumiu oficialmente a presidência da entidade, destacando a continuidade do trabalho já iniciado.

Segundo o presidente, a decisão de permanecer à frente da associação foi motivada principalmente pela necessidade de concluir obras importantes em andamento. “Inicialmente eu não estava com a intenção de continuar por conta de vários projetos pessoais, mas como a diretoria se reuniu e achou por bem a gente continuar com o mesmo time para finalizar a obra e chegar à inauguração, a gente entrou em um acordo”, explicou.

“a diretoria se reuniu e achou por bem a gente continuar com o mesmo time para finalizar a obra e chegar à inauguração, a gente entrou em um acordo”

Ele ressaltou ainda o alinhamento do grupo e a permanência da base da diretoria anterior. “Todo mundo estava coeso na diretoria passada, todo mundo trabalhou, os diretores executaram muito bem suas funções e cada um está colocado no local onde realmente está dando o melhor”, destacou.

“cada um está colocado no local onde realmente está dando o melhor”

Nova diretoria e Conselho Fiscal

A nova Diretoria da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados para o biênio 2026/2027 é composta por:

  • Presidente: Celino Ramos Chimenez
  • Vice-presidente: Wanderley Escobar Oliveira
  • Secretário: Denilson Mallorquin da Silva
  • Tesoureiro: João Maria de Souza

Diretores:

  • Social, Cultural e Assistencial: Elizeu Rodriguez Cristaldo
  • Esportes: Paulo Gilberto de Oliveira
  • Jurídico: Aleixo Fróes
  • Imprensa e Publicidade: Franz Maciel Mendes
  • Patrimônio: Sérgio Lemes da Rosa

O Conselho Fiscal ficou definido da seguinte forma:

Membros efetivos: Ivonete Bobadilha Rosa, Marilda Aparecida Espíndola Arévalo e Joana Lourdes Cristaldo Romero.
Membros suplentes: Geraldo Nunes Sanabria, Francisca Lopes Delgado e Ramiro Lopes de Oliveira.

Celino destacou a inclusão de novos nomes na gestão como um reforço importante. “Nessa nova diretoria a gente incluiu alguns novos membros que vão dar um gás pra nós, que têm bastante potencial. A Joana é uma delas, o Franz, diretor de imprensa, e o Ramiro, que também tem muito a acrescentar pra nós”, afirmou.

“Nessa nova diretoria a gente incluiu alguns novos membros que vão dar um gás pra nós, que têm bastante potencial.”

'Queremos trazer o povo paraguaio de volta', diz presidente da Colônia em Dourados
Membros da nova diretoria da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados

Projetos culturais e comunitários

Entre as prioridades da nova gestão está a conclusão da obra de revitalização e ampliação da sede da Colônia Paraguaia. “O nosso objetivo agora é terminar a obra e montar vários projetos sociais, comunitários e culturais para elevar o nome da Colônia Paraguaia e fortalecer a cultura”, disse o presidente.

“O nosso objetivo agora é terminar a obra e montar vários projetos sociais, comunitários e culturais”

Entre as iniciativas em fase de articulação, Celino destacou uma parceria cultural. “Nós estamos fechando uma parceria com o Rafael Deboleto, que é filho de um dos diretores, o Elizeu Cristaldo, para ele dar um curso de harpa. Ele constrói a harpa e também ministra o curso”, explicou.

Outros projetos também estão no planejamento da diretoria. “Além disso, pensamos em curso de Guarani, curso de dança e outros projetos que a Joana vai nos apresentar. Ela já começou a dar ideias muito boas”, acrescentou.

Retomada dos associados

Um dos desafios apontados pela nova gestão é a retomada da participação dos associados, que diminuiu nos últimos anos. “Hoje nós temos em torno de 35 associados ativos. Antes, tínhamos mais de cem na lista”, relatou Celino.

Segundo ele, a pandemia e a paralisação das atividades contribuíram para esse afastamento. “Muitos acabaram parando de participar por causa da Covid e depois pela obra de ampliação, que exigiu documentação e a suspensão das festas. Isso acabou afastando o povo, e agora queremos chamar eles de volta”, afirmou.

A diretoria planeja lançar uma campanha de associação. “Queremos fazer uma campanha para trazer de volta o povo paraguaio, simpatizantes, para trabalhar junto com a gente e fortalecer a colônia, que tem como objetivo unir o povo, a cultura e a culinária paraguaia”, ressaltou.

“Queremos fazer uma campanha para trazer de volta o povo paraguaio, simpatizantes, para trabalhar junto com a gente e fortalecer a colônia”

Obras e perspectivas

Sobre a conclusão das obras, o presidente explicou que a primeira etapa está próxima do fim. “A obra inicial deve ser finalizada ainda este mês, porque já está praticamente na última medição”, disse.

“A obra inicial deve ser finalizada ainda este mês, porque já está praticamente na última medição”

No entanto, ele pontuou que ainda são necessários recursos para ajustes finais. “Para a obra ficar perfeita para a inauguração, seriam necessários cerca de R$ 300 mil. Estamos buscando essa verba junto ao deputado Geraldo Rezende e, se não for possível, vamos procurar outros parlamentares”, afirmou.

A expectativa é finalizar tudo ainda em 2026. “A intenção é concluir a obra este ano e, a partir daí, iniciar todos os projetos planejados”, completou.

“A intenção é concluir a obra este ano e, a partir daí, iniciar todos os projetos planejados”

Celino também destacou a ampliação da estrutura da sede. “Foi uma revitalização com ampliação. O salão ficou enorme, com piso completo, forro, banheiros, palco, além de salas na parte superior para diretoria, secretaria e realização dos cursos”, detalhou.

Planejamento estratégico

Por fim, o presidente afirmou que as próximas semanas serão dedicadas ao planejamento das ações da nova gestão. “Vamos fazer a primeira reunião da diretoria ainda este mês para traçar o planejamento estratégico do ano e definir as metas, inclusive a campanha de associação”, concluiu.

A nova gestão reforça o compromisso de trabalhar com transparência, diálogo e responsabilidade, mantendo a Associação da Colônia Paraguaia como espaço de convivência, representatividade e preservação das tradições paraguaias em Dourados.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS