Redação –
A deputada federal por Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT), usou as redes sociais para informar que será internada nos próximos dias para a realização de uma sessão de iodoterapia, etapa do tratamento contra um câncer na tireoide. Na publicação, a parlamentar apareceu usando máscara e compartilhou uma mensagem de reflexão e esperança.
Camila enfrenta a doença desde maio do ano passado e agora inicia a segunda fase do tratamento. “A máscara volta ao rosto para nos acompanhar nessa última semana antes da internação para a iodoterapia e a vida segue sendo tão bela e rara”, escreveu a deputada, destacando que “volta a sorrir com os olhos”.
A iodoterapia é um tratamento médico que utiliza iodo radioativo para destruir seletivamente células da tireoide, sendo indicada principalmente para casos de câncer diferenciado, como os tipos papilífero e folicular, além de doenças como o hipertireoidismo. O procedimento exige uma série de cuidados prévios e posteriores, incluindo restrições alimentares e isolamento temporário.
Antes do Ano Novo, Camila Jara já havia explicado, em vídeo publicado nas redes sociais, os motivos pelos quais deixou de usar maquiagem, esmalte e outros produtos. Segundo ela, o tratamento exige a retirada total do iodo do organismo antes da iodoterapia.
“É forte [o tratamento], então eu preciso tirar tudo que tem iodo da minha alimentação, do meu corpo. Por isso que eu não posso usar nada que tenha cor, não posso ter contato com nada que tenha iodo. Então, por isso que eu estou sem maquiagem, sem esmalte. Eu não posso usar uma série de produtos e, na alimentação, não posso usar coisas com sal natural. A pasta de dente é diferente”, explicou a parlamentar.
Além disso, Camila informou que faz uso de medicação para ativar o T4, hormônio responsável pela regulação do metabolismo e normalmente produzido pela tireoide. Como a glândula já não exerce essa função de forma natural, ela depende do medicamento, que será temporariamente suspenso nesta fase do tratamento.
A previsão é de que a deputada fique internada por quatro dias em isolamento, devido à radiação liberada durante a iodoterapia. Mesmo diante do momento delicado, Camila demonstrou bom humor ao comentar o procedimento. “Porque eu tô louca para saber se a gente fica brilhando. Vou ficar quatro dias isolada”, disse, de forma descontraída, no vídeo compartilhado com seguidores.


