A Nasa anunciou na quarta-feira (7) o adiamento de uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional, que estava programada para quinta-feira (8), devido a um “problema médico” com um dos tripulantes.
A agência espacial não divulgou o nome do astronauta envolvido, mas confirmou posteriormente que o problema estava relacionado a um “membro da tripulação que está estável” e que as autoridades estão avaliando os próximos passos.
“Conduzir nossas missões com segurança é nossa maior prioridade, e estamos avaliando ativamente todas as opções, incluindo a possibilidade de encerrar a missão da Crew-11 mais cedo”, disse um porta-voz da Nasa em comunicado.
A missão Crew-11 da SpaceX, da Nasa, composta pelos astronautas americanos Mike Fincke e Zena Cardman, pela astronauta da Agência Espacial Japonesa (JAXA) Kimiya Yui e pelo cosmonauta da Roscosmos Oleg Platonov, chegou à Estação Espacial Internacional em 2 de agosto.
A missão, parte do rodízio regular de pessoal do laboratório orbital, tinha previsão de término no mínimo no mês seguinte, após o lançamento da Crew-12 em meados de fevereiro.
Esses rodízios, gerenciados pelo Programa de Tripulação Comercial da Nasa, geralmente duram cerca de seis meses, e trazer uma equipe de volta para casa antes da chegada de outra seria extremamente incomum.
(Informações R7)


