Desde 1968 - Ano 56

22.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioMeio AmbienteAlerta de ciclone prevê tempestades em MS e tempo instável em Dourados

Alerta de ciclone prevê tempestades em MS e tempo instável em Dourados

Redação –

A formação de um ciclone extratropical no Uruguai, prevista até este sábado (10), deve provocar instabilidades climáticas em Mato Grosso do Sul, com alerta de perigo para tempestades em parte do Estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.

O aviso indica que, no sul de Mato Grosso do Sul, as tempestades podem atingir até 60 milímetros de chuva por hora, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Nas demais regiões do Estado, o volume de chuva deve ficar em torno de 30 milímetros, com ventos de até 60 km/h.

De acordo com o portal MetSul Meteorologia, os temporais mais severos associados ao ciclone devem atingir principalmente a região Sul do Brasil e o território uruguaio. No entanto, a combinação entre a baixa pressão atmosférica e o ar quente e úmido que atua sobre o país favorece a ocorrência de chuvas fortes também no Centro-Oeste.

Influência do Paraguai

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Mato Grosso do Sul pode registrar chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.

A aproximação de uma frente fria, somada ao avanço de cavados atmosféricos, deve manter o tempo instável até domingo (11). Os acumulados de chuva podem ultrapassar 30 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste/leste do Estado.

Previsão do tempo para Dourados

Segundo o Climatempo, Dourados deve ter um fim de semana marcado por tempo instável, com chuvas a qualquer momento, que podem ocorrer em forma de pancadas fortes acompanhadas de trovoadas.

A previsão aponta céu nublado, períodos de chuva e risco de rajadas de vento moderadas a fortes. As temperaturas não devem variar muito, com mínimas em torno dos 21 °C e máximas próximas dos 27 °C, devido à nebulosidade e à umidade elevada.

As autoridades recomendam atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis, evitando abrigo sob árvores durante tempestades e redobrando os cuidados no trânsito em caso de chuva intensa e ventos fortes.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS