Desde 1968 - Ano 56

28.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosHospital Regional de Dourados: Vander Loubet reconhece o mérito de George Takimoto

Hospital Regional de Dourados: Vander Loubet reconhece o mérito de George Takimoto

José Henrique Marques –

A entrega do Hospital Regional de Dourados (HRD) para atender cerca de 1 milhão de habitantes dos 34 municípios sul-mato-grossenses, na manhã deste sábado (20), significa o êxito da perseverança da classe política, não só Dourados, como de Mato Grosso do Sul. Foram quase 15 anos de articulações em Campo Grande e Brasília.

Construído com 95% de recursos federais, passando pelos governos Dilma (PT), Temer (MDB), Bolsonaro (PL) e Lula (PT), o Hospital Regional é uma antiga reivindicação da sociedade douradense. É imperativo para desafogar o atual sistema de saúde, colapsado pela grande demanda regional, deficiência estrutural e repasses financeiros insuficientes.

Muita água passou por debaixo da ponte (do “diagnóstico”, às indicações de vereadores, os requerimentos de deputados estaduais e intervenções da bancada federal) para que hoje o governador Eduardo Riedel (PP) viesse a Dourados entregar metade da obra. Sim, porque a totalidade somente no decorrer de 2026.

Contudo, entre todos os personagens vitais na implantação do Hospital Regional, um merece destaque especial, cujo mérito parece ter ficado em segundo plano no derradeiro capítulo dessa história: George Takimoto, o cirurgião médico conceituadíssimo não só em Dourados, MS, mas no País. O altruísmo durante sua trajetória profissional o levou à vida pública: foi vice-prefeito, vice-governador, deputado estadual e deputado federal.

Na verdade, a unidade hospitalar começou mesmo a ganhar forma quando Takimoto, então deputado estadual, convenceu o empresário do agronegócio Adão Parizotto a doar a área onde foi construído o HRD, à margem esquerda da BR-463, que demanda a Ponta Porã.

Neste sábado, presente em Dourados para a inauguração do Hospital Regional, o deputado federal Vander Loubet (PT) lembrou da luta de Takimoto. Nas redes sociais e aplicativos de mensagens republicou matéria de imprensa, sobre a audiência realizada em junho de 2012, com o então ministro do governo Dilma Rousseff, Alexandre Padilha, para discutir reivindicações do setor consideradas indispensáveis e emergenciais ao Estado e, especificamente, para toda a Grande Dourados.

Naquela oportunidade, Vander disse que “o deputado George Takimoto tem uma atuação marcante na defesa da saúde e da justiça social. Sua argumentação impressionou o ministro e, com certeza, a semente plantada nessa audiência vai gerar bons frutos”.

Como apoio do governo federal, recursos garantidos pela bancada federal (o prefeito Marçal Filho, na época deputado federal foi um dos signatários, assim como Vander Loubet e Geraldo Resende) e área definida, no dia 20 de fevereiro de 2013, depois de audiência com o então governador Reinaldo Azambuja (hoje no PL), George Takimoto anunciou que um sonho antigo de toda a região da Grande Dourados enfim pode se tornar realidade: a construção do Hospital Regional de Dourados.

“Para garantir a obra, os recursos serão viabilizados por fontes estaduais e federais. Nesse contexto, entram com peso decisivo as bancadas parlamentares formadas pelos 24 deputados estaduais, oito deputados federais e três senadores”, disse à época Takimoto, e frisou que “o deputado federal Vander Loubet já vem desenvolvendo um trabalho de articulação com o Ministério da Saúde para atender a obra”.

Na época, Takimoto ressaltou o alcance social do investimento e o esforço de todos para torná-lo realidade. “Na verdade, o mérito dessa conquista é da sociedade, é da luta dos prefeitos e porta-vozes de cidades que ainda não dispõem de estrutura hospitalar adequada para atendimentos mais complexos”, assinalou Takimoto.

Hospital Regional de Dourados: Vander Loubet reconhece o mérito de George Takimoto
- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS