José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –
No dia 20 desse mês o Município de Dourados completará 90 anos de emancipação politica-administrativo ao ser desmembrado de Ponta Porã através do Decreto número 30 de 20/12/1.935, cujo ato foi assinado pelo governador de Mato Grosso, Dr Mário Corrêa da Costa, cuiabano e médico. Em sua homenagem a Praça em frente ao Hospital Evangélico construída em 1969 pelo Prefeito Municipal João Totó Câmara recebeu o seu nome.
Hoje leva o nome de Dr Antônio Alves Duarte, médico que foi diretor do Hospital evangélico. A mudança de nome aconteceu em Sessão Solene aprovada pela Câmara de Vereadores de Dourados no dia 30 de novembro de 1.983. Não há em nosso Município nenhuma referência à pessoa do governador em nenhuma rua ou logradouro.
Na época a população se referia a ela como praça do Hospital Evangélico e hoje é chamada de Praça do Transbordo. O problema não é só com relação à alcunha porque como as demais não têm uma placa de identificação. Quem vem de fora toma como referência algum ponto como a praça central ou da Catedral Imaculada Conceição de Maria onde está localizada a Praça Tenente Antônio João Ribeiro, sem uma placa que a nomine.
A Estátua do Tenente Antônio João Ribeiro foi recolocada após a sua reforma no dia 20 de dezembro de 1.966, está datada assim:
Brasília, 20 de dezembro de 1.966 e consta um erro na data do seu falecimento. O dia correto é 29 de dezembro de 1.864 e não 28. O poder público municipal deve colocar uma placa com a retificação.
Dourados-MS, 19 de dezembro de 2025.
(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.
