Com pouco mais de 11 meses de governo Marçal Filho, a Secretaria Municipal de Administração contou com avanços em gestão administrativa, tecnologia, recursos humanos, patrimônio e conduziu grandes investimentos que fortalecem os serviços públicos oferecidos para a população em Dourados
A Secretaria Municipal de Administração obteve avanços importantes em 2025, consolidando ações em gestão administrativa, no setor de tecnologia da informação, no departamento de gestão de pessoas, gestão de patrimônio e investimentos no município e dinamizando os serviços nesses primeiros 11 meses de governo Marçal Filho. A pasta conduz o direcionamento das principais contratações da prefeitura e de obras públicas, via Departamento de Licitações e vêm demonstrando eficiência e transparência, o que reflete diretamente em serviços que atendem os douradenses.
O Departamento de Gestão Operacional atuou na manutenção da continuidade dos serviços públicos através de licitações estratégicas e gestão de contratos. Foram executados processos para segurança e medicina do trabalho, materiais de limpeza, copa e cozinha, empresa para consultoria ao Departamento de Licitações, locação de imóvel para a Central de Perícias e infraestrutura de Tecnologia de Informação. O setor administrou em média, 48 contratos ativos ao longo do ano.
Na Gestão de Frota, foi elaborado o Decreto “P” nº 418/2025 para normatizar o controle da frota municipal. Para 2026, diversos processos já estão em fase de elaboração, como processos para aquisição de combustíveis e manutenção da frota, além de manutenção predial, serviços de limpeza, saneamento, segurança digital (firewall), leilão de bens, entre outros.
Durante o ano, o Departamento de Gestão Patrimonial conduziu e acompanhou a tramitação de diversos processos administrativos relacionados à gestão dos bens móveis e imóveis do Município. Destaque para a intensificação do trabalho voltado para regularização fundiária e controle de ativos. Foram conduzidos 429 processos referentes a imóveis objetos de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social – (Reurb) e 182 processos de ocupação irregular.
A Administração Municipal avança na consolidação de sua transparência contábil com a elaboração do Decreto que institui a nova Comissão Multissetorial de Levantamento e Avaliação de Bens Imóveis, iniciativa que fortalece a transparência contábil e garante maior precisão no balanço patrimonial do município. Para tanto, essas ações contarão com uma comissão que reúne técnicos de diferentes secretarias, com rigor técnico e jurídico na avaliação dos imóveis públicos.
O balanço dos primeiros 11 meses de gestão envolve ainda a preparação de leilão de bens inservíveis com 148 lotes formados, aguardando ajustes no sistema de gestão patrimonial até a conclusão do processo de contratação de leiloeiro. Destaque ainda para o registro de 34 processos de doação e 31 permutas de bens.
No setor de Recursos Humanos, a Semad lidou um alto volume de demandas acumuladas de anos anteriores e de 2025. Ao todo, foram protocolados 799 processos -entre remanescentes e novos-, dos quais 617 já pagos até novembro, incluindo progressões funcionais e gratificações. Permanecem pendentes 182 processos, principalmente relacionados a abono de permanência e licença-prêmio. Outro avanço importante foi a implantação do ponto eletrônico, por meio de um sistema, que foca em modernização, eficácia nos fluxos adminsitrativos e que visa economizar papel.
Uma grande inovação foi a criação da Central de Perícias e Saúde Ocupacional, que representa um marco na gestão de pessoas do município. Somente este ano, a Central já realizou 2.558 atendimentos médicos e atuou de forma decisiva no controle de absenteísmo e na prevenção de doenças ocupacionais. A perícia médica oficial analisou 14.177 dias de afastamento sugeridos, concedendo 10.476 dias, o que resultou em uma economia de R$ 852.883,26 aos cofres públicos. O município encerrou o ano com 457 servidores readaptados, a maioria vinculada à Rede Municipal de Ensino. Também foram registrados 289 pedidos de licença por doença em pessoa da família e 124 solicitações de redução de carga horária.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O Departamento da Tecnologia da Informação priorizou a segurança de dados, a expansão da infraestrutura de fibra óptica e a digitalização de serviços ao cidadão. Ocorreu a renovação do suporte do Data Cente e a rede metropolitana de fibra óptica passou a atender serviços essenciais, como o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), Defesa Civil, Guarda Municipal e unidades de saúde.
O Departamento de Licitações tramitou 147 processos em 2025, com destaque para a área da saúde, responsável por 58 deles. Entre as principais contratações estão a aquisição de medicamentos, insumos hospitalares, investimento em infraestrutura de Unidade Básica de Saúde (UBS) e escolas, aquisição de kits escolares, investimentos em Serviços Urbanos, Cultura, Trânsito, entre outros.

Semad conduz contratação de moderna obra UBS do Jardim dos Estados
O ano foi marcado por investimentos expressivos em saúde pública, com mais de R$ 257 milhões aplicados na contratualização do Hospital Universitário da UFGD, além de recursos para medicamentos, planejamento familiar, tecnologia para diabetes e saúde bucal.
Na área de infraestrutura, foram contratadas e executadas obras importantes, como a construção da UBS Jardim dos Estados – contratada via recursos federais -, da Central de Regulação do Samu, obra de conclusão do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) da Vila Erondina, projetos de drenagem e pavimentação, conservação de vias e a licitação para modernização da iluminação pública, estimada em R$ 58,8 milhões. Espaços culturais e sociais, também possuem investimentos significativos em andamento, como a reforma e revitalização do Teatro Municipal, no valor de R$ 10.402.372,51, revitalização do Parque Victélio de Pellegrini, no valor de R$ 3.030.557,13, e reforma e ampliação do Centro Social Rural de Indápolis, no valor de R$ 1.536.157,26.
No primeiro ano de gestão Marçal Filho, a Secretaria Municipal de Administração avançou de forma sólida na integração entre tecnologia, gestão de pessoas, controle patrimonial e planejamento financeiro. A implementação de sistemas digitais, aliado à modernização da saúde ocupacional e à condução de investimentos estratégicos, consolida a Semad como um eixo de uma gestão pública de resultados em prol da população douradense.


