Desde 1968 - Ano 56

30.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosACED 80 anos– Uma história de sucesso: Elizabeth Rocha Salomão (Gestão 2016–2019)

ACED 80 anos– Uma história de sucesso: Elizabeth Rocha Salomão (Gestão 2016–2019)

Nesta segunda-feira (15), é dia de rememorar o legado de Gestão da Elizabeth Rocha Salomão publicado no livro ACED 80 Anos – Uma História de Sucesso, lançado em 29 de maio de 2025; leia a seguir…

Com presença feminina sempre marcante em sua diretoria executiva, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) elege, pela primeira vez, uma mulher para o cargo de presidente no dia 6 de maio de 2016. Elizabeth Rocha Salomão recebeu 208 votos a favor, quatro brancos e um nulo. A chapa única se chamava “As sociativismo e Participação”. Elizabeth comenta:

Para mim foi extremamente desafiador estar à frente da ACED. Eu já tinha uma relação muito próxima à instituição, por muitos anos eu já vinha participando de outras diretorias. Tenho muita gratidão, foi uma experiência única em minha vida, que me abriu caminhos, relações profissionais e humanas […]. Por ser a primeira mulher a assumir onde muitos homens competentes e incríveis passaram, foi uma questão de muita responsabilidade. Assumi o desafio e ao meu lado tive os diretores participativos. Sempre tive muito apoio de toda a equipe.

Em seu primeiro mês à frente da ACED, em junho de 2016, Elizabeth assinou a filiação da instituição à Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), o que marcou o retorno da entidade à federação, presidida, naquele momento, pelo empresário Alfredo Zamlutti Junior.

Por meio dessa parceria, a associação foi indicada para ter sua presidente como representante da FAEMS no Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, que tem papel fundamental na definição sobre investimentos e decisões do órgão para o empreendedorismo estadual. A cadeira foi assumida, pela primeira vez, por um representante da ACED, em novembro de 2017. Elizabeth explica:

Quando nós assumimos, esse era um dos nossos com promissos de campanha: levar a ACED de volta para a FAEMS. Por meio da participação da FAEMS, a ACED melhorou seu relacionamento com outras Instituições. A FAEMS abriu portas. É uma instituição que nos representa no estado. Nós tivemos visibilidade e esse foi um marco da nossa gestão.

A partir de tal parceria, ao longo da Gestão 2016-2019, realizou-se, em Dourados, o 2.º Encontro Empresarial, reunindo associações empresariais do estado de Mato Grosso do Sul; viabilizou-se uma Missão Empresarial até Lisboa (Portugal) para a Web Summit e a participação ativa da ACED em debates no governo do estado.

Tendo em vista temas que impactam a rotina do comerciante, a ACED manteve discussão/diálogo com representantes do executivo e do setor produtivo acerca das mobilizações pela retomada da obra de duplicação da BR-163, sobre o decreto que colocou fim ao ICMS Garantido para parte das empresas do estado e o que se referia ao aumento do teto do Simples. Também realizou palestras

assim como o evento “Empreender no Bairro”, que levou orientações e serviços a profissionais fora do centro da cidade, ações que tiveram apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, na pessoa do prefeito Murilo Zauith.

Ainda em conjunto com o Sebrae e a FAEMS, a ACED participou do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), que reuniu empresários para a elaboração de um plano de desenvolvimento da fronteira; implantou o “Modelando Resulta dos”, por meio do qual fez-se um planejamento para a associação, o que resultou, inclusive, na definição de sua missão, visão e valores, hoje estampados no hall de entrada.

Além disso, o tradicional Departamento Médico da Associação, anexo à entidade, sofreu alteração relacionada ao convênio, que passou a ser estabelecido com o Centro de Medicina do Trabalho (CMT), envolvendo ações voltadas à saúde e à segurança do trabalho.

Acrescente-se que a aproximação com os associados fez com que a Gestão resgatasse a tradicional Festa do Comerciante, momento em que se comemora o Dia do Comerciante (16 de Julho). Nesse sentido, realizou-se o evento “Talentos do Comércio”, com apresentações culturais no auditório da entidade. Durante a festividade, a associação recebeu o Diploma de Cinquentenário, concedido pela Câmara Municipal de Dourados, em reconhecimento aos serviços prestados por instituições com mais de 50 anos de atuação no município. A indicação foi feita pelo então vereador e presidente da Casa de Leis, Alan Guedes, associado da ACED.

Em anos posteriores, o evento permaneceu comemorativo e reunindo associados com atrações locais e nacionais. Além disso, homenageou a atuação de empresários da cidade.

Com vistas a colaborar com a preparação da cidade para a es colha dos representantes nas eleições municipais de outubro de 2016, a associação criou o projeto “#DouradosAssociativa – Eleições 2016”, ao lado de onze entidades e cooperativas para efetuar uma série de encontros com os candidatos a prefeito; oportunidade em que foram feitas solicitações e ouvidas propostas, transmitidas ao vivo, por meio das mídias sociais da entidade.

A ACED foi ainda parceira da Rádio Grande FM, ao realizar, no auditório, debate com os candidatos aos cargos majoritários; apoiou a campanha “Voto Vendido, Futuro Perdido”, empreendi da pelo Ministério Público Estadual. Vale registrar que, nesse ano (2016), Délia Razuk torna-se a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita em Dourados.

Em relação a apoio a ações voltadas à cidade, a ACED deu suporte para a mobilização em prol da implantação do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Hospital de Amor em Dourados. A entidade cedeu seu espaço e participou das discussões, desde as primeiras reuniões, realizadas no ano de 2017, que resultaram na fundação da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (AAHamor).

Como fomento às empresas locais, a ACED promoveu reuniões exclusivas com o Banco do Brasil para que os associados recebes sem orientações específicas sobre elaboração de projetos de captação de recursos por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Ainda em 2017, a associação criou a Comissão de Revisão das Tarifas Cartorárias, após receber reclamações sobre os preços pra ticados por cartórios de Mato Grosso do Sul. Na época, nos preços de serviços notariais em MS havia uma sobretaxa que variava de 35% a 45%; isso significava uma cobrança de valor maior do que os praticados em outros estados do país. A comissão integrava o movimento que reivindicava mudança, juntamente com outras entidades do setor produtivo. Nesse sentido, foram enviados ofícios à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e à Associação dos Notários e Registradores de MS (Anoreg-MS), solicitando providências. A ACED defendeu a redução de 50% nas taxas cobradas pelos cartórios.

No mesmo ano (dezembro de 2017), o “Dourados Brilha”, que estava a cargo da Prefeitura, teve sua realização comprometida por questões legais. O evento havia se tornado importante estímulo para trazer consumidores de outras cidades da região a Dourados, no fim de ano, e colaborava para girar a economia, movimentando o comércio, ao atrair clientes em período próximo ao Natal – considerado a melhor época de vendas para os lojistas. Diante disso, junto com outras entidades, a ACED distribuiu nota lamentando o ocorrido e decidiu agir. Propôs-se a realizar o evento, em um prazo de15 dias, com apoio de parceiros para manter, pelo menos, a iluminação natalina na Praça Antônio João. Nos dois anos seguintes, a associação participou ativamente da festa, realizada com apoio de empresários, Governo do Estado e Prefeitura de Dourados, com a ampliação de atrativos aos visitantes.

Em fevereiro de 2018, a associação recebe em sua sede o então deputado federal e pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, que, em outubro daquele ano, seria eleito para assumir o Governo Federal em janeiro de 2019. Antes de participar da solenidade no auditório da associação que tinha como tema “Reforma da Previdência – Perspectivas futuras do atual cenário político”, Jair Bolsonaro foi recebido pelos vice-presidentes da ACED, Ely Oliveira e José Tarso Moro da Rosa, e pelos diretores, Domingos Venturini e Carlos Alberto Galvão, momento em que discutiram, entre outros temas, a segurança pública na fronteira do Brasil com o Paraguai, a carga tributária e o preço dos combustíveis.

É importante salientar que a associação também reuniu empresários para discutir com Soraya Thronicke – a primeira douradense eleita, em 2018, para o cargo de senadora – uma pauta positiva para o comércio. A ACED, também em 2018, solicitou ao Governo de Mato Grosso do Sul a recuperação da malha asfaltaria do quadrilátero central da cidade, a fim de melhorar e fortalecer o fluxo de veículos e de pessoas na área central.

Em maio desse mesmo ano, a associação realizou a décima segunda edição da Exposhopping, durante a Expoagro, com o projeto “Plantas, Flores e Sustentabilidade”, levando expositores, cursos e leilões de flores ao Pavilhão da ACED. Fato que conseguiu resgatar parte do movimento que o local atraía no passado.

As mudanças na estrutura da Feira Agropecuária, ao longo dos anos, fizeram com que a associação remodelasse sua forma de participação. Assim, em 2019, dá-se um novo conceito à exposição com a Casa da ACED – um espaço, na avenida principal do parque, reservado aos empresários para exposição de produtos e serviços para realização de minicursos, treinamentos, debates ligados ao setor empresarial, networking, entre outros. Vale pontuar que a participação da associação na Expoagro simboliza a união local entre comércio e agronegócio, mediante a parceria institucional com o Sindicato Rural. De acordo com a ex-presidente, Elizabeth Salomão:

O primeiro ano de Expoagro foi complicado, já que assumimos muito perto do evento. O Sindicato Rural sempre foi parceiro da ACED. Conseguimos também muitas parcerias com outras instituições que representam o comércio em nossa cidade […]. No ano seguinte, mudamos a estratégia e criamos a ‘Casa do Associado’. Fizemos cursos em parceria com o Sindicato, reformamos a casa e fizemos uma sala de capacitações. […] Na nossa gestão constantemente realizávamos eventos para confraternizar com o associado.

Também no mês de maio de 2018, o general de brigada, Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho, então comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, apresentava, na ACED, aos comerciantes, autoridades políticas e jornalistas um cronograma das obras de ampliação e reforma do Aeroporto Regional Francisco de Mattos Pereira. Tendo em vista a importância desse local para a logística e o desenvolvimento da cidade, a gestão de 2016-2019 não se furtou a fazer reivindicações para que a conclusão das referidas obras fosse efetuada no prazo estipulado.

Ao final do mês de maio, dia 28, a associação participou de uma mobilização histórica para o país, a moblização contra a alta carga tributária. Entidades reuniram-se na sede da associação para decidir se prestavam apoio à greve dos caminhoneiros, que acontecia em diversas partes do Brasil, incluindo a cidade de Dourados. Naquele momento estavam reunidos representantes da ACED, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção ( ACOMAC), do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), entre outros. No encontro, realizado no período da manhã, optou-se pela paralisação das atividades no comércio. As entidades de classe mobilizaram empresários sobre a decisão por meio de anúncios na imprensa e do uso de redes sociais. No mesmo dia, no período da tarde, as lojas pararam suas atividades em adesão ao movimento. A mobilização contou também com o apoio da Faems e dos movimentos “Combustível Justo” e “Menos Impostos, Mais Liberdade”.

Em um cenário de incentivo ao empreendedorismo feminino, a associação deu suporte para a oficialização da Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), de Dourados, em junho de 2018. Elizbeth explica:

A BPW também foi instituída durante a nossa Gestão. A BPW é uma instituição de mulheres empreendedoras, é uma associação internacional com representação até na ONU. Até hoje apoio, participo, pois acredito!

Em dezembro de 2018, a ACED protocolava, na Câmara dos Dirigentes Lojistas, uma denúncia ao Ministério Público do Tra balho contra irregularidades na Convenção Coletiva do Trabalho do Comércio. Foram encontradas, no documento, cláusulas passíveis de anulação. A entidade questionou a exigência de desconto, em folha, da contribuição laboral obrigatória, e do pagamento, em atraso, da contribuição confederativa patronal dos empresários, como condição para protocolo de acordo de jornadas de trabalho, em domingos e feriados, e homologação de rescisões de contrato, entre outros.

Em fevereiro de 2019, um projeto de lei que tratava sobre a regularização do Habite-se chamou a atenção de empresários e contabilistas, que se reuniram na associação com representantes da Prefeitura de Dourados e da Câmara de Vereadores. O objetivo era pedir flexibilização para dar condições de adequação e tramitação dos documentos no executivo municipal, sem que isso inviabilizas se a atividade comercial naquele período.

O Concurso de Fotografia da ACED, um dos projetos mais expressivos adotados pela associação, em duas décadas, abriu novas categorias em 2016 e 2017. Além de aceitar imagens resultantes da câmera fotográfica, passou a aceitar imagens feitas com drones e smartphones, o que atraiu especialmente novos fotógrafos amadores. Ainda nesse período, foi acrescentada a realização de Workshops de Fotografia e incluída a figura de um fotógrafo cura dor das imagens, durante a avaliação das imagens ganhadoras.

Importa assinalar que, durante os três anos da gestão 2016-2019, houve sempre preocupação da diretoria com as questões sociais e jurídicas que envolviam a instituição/ACED. Nesse sentido, um dos mais expoentes trabalhos foi o do incentivo à capacitação profissional e à troca de experiências entre empresários locais, representados por grandes nomes do empreendedorismo, e especialistas em gestão do país, ao lado de parceiros, como o Sebrae e a Trecsson Business, conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nas palavras de Elizabeth:

Com o trabalho que estávamos realizando, passamos a ter cada vez mais visibilidade, isso atraiu parceiros incríveis como o Sebrae. Incrementamos e melhoramos o “Despertar para o Trabalho” e isso atraiu mais parceiros, como a Trecsson Business, conveniada à Fundação Getúlio Vargas. Esses nomes atraíam o público, tínhamos apoio e patrocínio financeiro para essas ações. Durante a nossa gestão, tínhamos todas as semanas algum evento acontecendo na ACED [ …]. Trouxemos diretores de grandes empresas, nomes importantes para muitas de nossas palestras, fizemos inúmeras capacitações, tivemos muita participação. Para mim, ficou marcante a vinda da Chieko Aoki, executiva à frente das redes de hotéis Blue Tree e também a jornalista e colunista de política, Dora Kramer. Os apoiadores, os associados e as instituições confiavam e participavam do que estávamos fazendo, isso para mim é gratificante. […] O que conseguimos realizar, em três anos, só foi possível pela união da diretoria e pelo apoio da equipe ACED.

Além disso, houve, segundo a ex-presidente, a reformulação de programas internos, como o “Despertar para o Trabalho”, que passou a contar com pesquisa de opinião, passaporte para registro de presença e mudança na forma de distribuição do prêmio assiduidade. Assim, conclui Elizabeth:

Conseguimos que a ACED se tornasse a “Casa do Associado”. Sempre tivemos um público participativo em nossos eventos, nos surpreendia como as pessoas compartilhavam das nossas ideias e se tornaram mais presentes na Associação. Criamos uma empatia muito forte com o associado. Ele realmente sentia que era a casa dele. Sou muito grata a Deus pela oportunidade e agradeço a confiança de todos que acreditaram na minha presidência, em nossa diretoria e na nossa gestão!

Mais histórias do livro

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS