O serviço de meteorologia alerta que um ciclone pode provocar uma onda de fortes tempestades no Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil na próxima semana.
Com previsão de temporais severos e risco de granizo, as rajadas de vento com mais de 100 km/h de intensidade. Pontos específicos podem ter chuva superior a 100 milímetros.
Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, do Metsul, um profundo centro de baixa pressão atmosférica, com valores comuns em ciclones, vai avançar para o Sul do Brasil no começo desta semana. As altas temperaturas favorecem a formação de um intenso ciclone, segundo o especialista.
A formação deve atingir vários estados do Brasil e tem alto risco de tempo severo, que pode criar uma grande onda de tempestades no Sul, Centro-Oeste e Sudeste entre o final de segunda-feira (8) e toda a terça-feira (9). O maior perigo, segundo Luiz Fernando Nachtigall, são as rajadas de vento causadas pelo possível ciclone.
Além disso, o meteorologista afirma que a chuva deve ser irregular, mas deve ter mais intensidade em pontos isolados. Temporais podem causa acumulados expressivos de chuva em poucas horas, com risco de enxurradas e inundações repentinas, conforme o especialista do Metsul.
Apesar de segunda e terça-feira serem os principais dias com previsão de chuva e vento por conta do possível ciclone, os efeitos do fenômeno devem ser sentidos até quinta-feira (11). (Com Mídia Max)

