Desde 1968 - Ano 56

28.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioSaúdePrefeitura de Dourados forma turma do programa 'Mais Saúde com Agente'

Prefeitura de Dourados forma turma do programa ‘Mais Saúde com Agente’

Município amplia quadro de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnicos em Vigilância em Saúde capacitados para atuar diretamente nos territórios, fortalece ações, a prevenção de doenças e a vigilância em saúde 

A Câmara Municipal de Dourados foi palco, na sexta-feira (28), da cerimônia de formatura da segunda turma de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnicos em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Os formandos são participantes do Programa Mais Saúde com Agente, iniciativa do governo federal para reforçar o setor nos estados e municípios.

A celebração marcou mais um importante avanço para a Saúde em Dourados, que amplia seu quadro de profissionais capacitados para atuar diretamente nos territórios, fortalecendo as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde. A chegada da segunda turma formada representa continuidade e consolidação do investimento em qualificação profissional dentro da Atenção Primária.

A Comissão Organizadora da Formatura, composta pelos preceptores Cláudia Janayna Carollo, Elaine Magalhães, Humberto Luís Candêo Fontanini, Jackeline do Amaral Heltzel e Baltazar Alves da Silva Júnior, ressalta que a formação da segunda turma consolida um ciclo contínuo de qualificação em Dourados. Segundo o grupo, o programa vem elevando a qualidade das práticas profissionais e fortalecendo a atuação das equipes de saúde, com reflexos diretos no cuidado prestado à população.

MAIS SAÚDE COM AGENTE

O Programa Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e as Escolas de Saúde do SUS para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Em Dourados, o Programa contou novamente com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A formação proporcionou aos agentes conhecimentos aprofundados e práticas essenciais para o cotidiano do trabalho em saúde, contribuindo para o enfrentamento de endemias, a vigilância de agravos e o fortalecimento do cuidado integral às famílias.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS