No âmbito da Operação Protetor dos Biomas, uma guarnição do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou, no dia 26 de novembro de 2025, uma fiscalização terrestre pela rodovia MS-040, quando identificou diversos focos de incêndio em área agropastoril.
Ao chegar à propriedade, os policiais constataram que um funcionário realizava mecanização agrícola em uma área aproximada de 27 hectares, onde havia formado 17 montes de material lenhoso — oriundos da limpeza de vegetação desvitalizada — que, segundo ele, foram posteriormente incendiados.
O responsável pela área informou não possuir autorização ambiental para realizar queima controlada. Ressalta-se que, além de o uso de fogo em área agropastoril exigir licenciamento ambiental, o Estado do Mato Grosso do Sul encontra-se com queima controlada suspensa, conforme resoluções vigentes, devido ao período crítico de estiagem e alto risco de incêndios.
Diante da infração constatada, e após a confirmação dos focos ativos, a equipe lavrou Auto de Infração Ambiental, aplicando multa de R$ 51.000,00 (cinquenta e um mil reais), calculada a partir do valor mínimo de R$ 3.000,00 por fração, correspondente aos 17 montes queimados ilegalmente.

