Desde 1968 - Ano 56

35 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEventoJovens douradenses vencem concurso da Itaipu Binacional com vídeo sobre desinformação climática

Jovens douradenses vencem concurso da Itaipu Binacional com vídeo sobre desinformação climática

Juliel Batista –

Quatro jovens de Dourados — Adrian de Paula, de 24 anos, Gabrielle Cabriotti, de 19 anos, Jhefferson Miranda, de 26 anos e Kamily Fernandes, de 21 anos — foram destaque em Foz do Iguaçu (PR) ao receberem premiação da Itaipu Binacional pelo desempenho no Concurso de Vídeos “Como Combater a Desinformação Climática e Ambiental?”. O grupo foi um dos cinco vencedores entre 43 equipes participantes, todas formadas por quatro jovens de diferentes municípios do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.

Os douradenses integram o Núcleo de Cooperação Socioambiental (NCS), iniciativa ligada ao programa de Governança Participativa da Itaipu, que reúne agentes dos territórios para discutir sustentabilidade e fortalecer ações socioambientais locais. Eles participaram, entre outubro e novembro, da Oficina de Educomunicação: Educação Midiática no Combate à Desinformação Climática, desenvolvida especialmente para jovens de 16 a 29 anos.

Segundo o grupo, a formação teve um papel decisivo na produção do vídeo vencedor.
“O objetivo da oficina era nos capacitar para reconhecer e combater a desinformação climática, um desafio cada vez mais urgente”, relataram. Após o encontro presencial, dois encontros virtuais ampliaram as discussões e anunciaram o concurso que desafiava os participantes a criarem um vídeo de até um minuto no formato TikTok, com linguagem acessível e responsabilidade informativa.

O vídeo produzido pelo grupo douradense foi selecionado entre os melhores e garantiu a participação dos jovens na cerimônia oficial realizada nesta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu. Como reconhecimento, cada integrante recebeu um iPhone 15 Pro Max.

“Ficamos muito felizes com o resultado. Ver que nosso trabalho foi valorizado nacionalmente nos incentiva a seguir atuando pela pauta ambiental”, disseram.

Jovens douradenses vencem concurso da Itaipu Binacional com vídeo sobre desinformação climática

“Ficamos muito felizes com o resultado. Ver que nosso trabalho foi valorizado nacionalmente nos incentiva a seguir atuando pela pauta ambiental”, disseram.

Evento reuniu mais de mil organizações e firmou compromissos socioambientais

A cerimônia integrou o encontro que marcou a assinatura do compromisso da Itaipu Binacional de apoiar os projetos elaborados pelos 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental, que abrangem os 434 municípios de atuação da empresa no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. O evento reuniu representantes de mais de 1.200 organizações.

Participaram da solenidade o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e diversas autoridades do Ministério do Meio Ambiente, Itaipu Parquetec e entidades sociais.

Durante o encontro, foram apresentados projetos de diferentes núcleos, como ações de formação em saneamento básico, fortalecimento de associações de catadores e iniciativas de desenvolvimento territorial. Entre os destaques, o ministro Guilherme Boulos elogiou o modelo de governança da Itaipu: “Essa é a alma da verdadeira política. A participação social, a união para promover uma vida melhor.”

O diretor Enio Verri reforçou o caráter democrático do programa: “Quem pode dizer como a Itaipu deve investir para melhorar a vida das pessoas é a sociedade organizada.”

Representatividade douradense e futuro socioambiental

Para os jovens de Dourados, a experiência deve contribuir para novas ações locais:
“Aprendemos muito sobre comunicação, ciência e responsabilidade social. Agora queremos multiplicar esse conhecimento dentro da nossa comunidade.”

“Aprendemos muito sobre comunicação, ciência e responsabilidade social. Agora queremos multiplicar esse conhecimento dentro da nossa comunidade.”

O resultado obtido pelo grupo marca a presença ativa de Dourados nas discussões regionais sobre sustentabilidade, educomunicação e combate à desinformação — temas cada vez mais centrais nas políticas públicas ambientais e na mobilização social.

Veja o vídeo com o qual os douradenses conquistaram o prêmio:




- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS