Desde 1968 - Ano 56

32.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíciaOperação contra asilos ilegais encontra idosos em situação precária 

Operação contra asilos ilegais encontra idosos em situação precária 

Em uma operação em um asilo ilegal, na manhã da última quarta-feira (26), fiscais da prefeitura encontraram comida estragada, idosos sozinhos e moradia inadequada. De acordo com o secretário Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, três pessoas já morreram no local.

“São dez pessoas idosas e três vieram a óbito. É grave. Eles que se cuidam. São condições insalubres, sem médico, com condições precárias. Eles dormem na tábua e tem alimentação precária, estragada”, disse Felipe Michel, secretário Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

O lugar, que não tem autorização para funcionar como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), foi fechado. Os idosos passarão por avaliação médica e devem ser encaminhados a outras instituições ou entregues aos familiares.

A idade dos moradores vai até 74 anos. Sete pessoas foram retiradas do local, sendo cinco idosos.

Ainda de acordo com o secretário, os internos eram os principais responsáveis pelo próprio cuidado.

Uma das mulheres contou aos fiscais da prefeitura que a proprietária do espaço ficava com o cartão dela.

Uma das responsáveis pelo espaço, que foi conduzida à delegacia, disse que o lugar é uma casa de recuperação sem fins lucrativos. Ela confirmou que ficava com os cartões dos idosos para ajudar nas despesas.

A responsável será investigada por exercício irregular de atividade e exposição a risco da saúde de pessoas idosas.

Os agentes chegaram ao espaço por meio de denúncias feitas do número do Rio Cuidadoso: (21) 97533-8831.

(Informações G1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS