Desde 1968 - Ano 56

27.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosSiena & Balardi Advocacia: ‘Tradição e excelência, legados de Jovino Balardi’

Siena & Balardi Advocacia: ‘Tradição e excelência, legados de Jovino Balardi’

Nesta segunda-feira (24), é dia de rememorar o legado da Siena & Balardi Advocacia publicado no livro ACED 80 Anos – Uma História de Sucesso, lançado em 29 de maio de 2025; leia a seguir…

O escritório Siena & Balardi Advocacia, fundado em 1982, destaca-se por oferecer serviços jurídicos de alta qualidade de forma dinâmica e personalizada. Seu principal objetivo é atender às necessidades específicas de cada cliente, garantindo suporte abrangente que resulta em economia e agilidade nas soluções apresentadas, especialmente nas relacionadas a questões de saúde, em que a urgência é primordial.

A equipe do escritório é composta por profissionais comprometi dos com proteger os interesses dos clientes e assegurar-lhes qualidade de vida. Entre os membros da equipe estão Thiago Siena De Balardi (pós-graduado em Direito Médico Hospitalar/Odontológico e em Processo Civil); Mariana Jayne Ribeiro (especialista em Processo Civil); José Carlos Gomes (especialista em Compliance Tributário); e Neusa Siena Balardi (especialista em Direito do Trabalho).

Buscando o máximo de interação com os clientes, o Siena & Balardi Advocacia está em permanente contato, via Internet, por meio do seu site (https://balardiadv.com.br/), de redes sociais: @sienabalardi (Instagram), @sienabalardi (Facebook) e Siena Balardi Advocacia (Linkedin), e do e-mail: [email protected] e [email protected].

Jovino: começo da trajetória

A história da Siena & Balardi Advocacia começa com seu fun dador, Jovino Balardi, um paranaense de Alvorada do Sul que se mudou para Dourados em 1980, pouco antes de se casar com Neusa Siena Balardi, em 25 de janeiro daquele ano. O casal viveu junto por 30 anos, até que a morte os separou, em 22 de novembro de 2010.

Neusa Siena Balardi também nasceu em Alvorada do Sul. Tem 72 anos e é radicada em Mato Grosso do Sul desde 1980. Morou em Glória de Dourados por 7 anos; de 1987 para cá, mora em Doura dos. Foi professora no ensino médio por 25 anos e se aposentou em 1993. Ainda em 1993, formou-se em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Atua efetivamente há 32 anos como advogada civil, trabalhista e previdenciária.

Da união entre Jovino e Neusa Balardi nasceram dois filhos: Thiago Siena de Balardi, advogado atuante; e Amarantha Siena de Balardi, médica veterinária. “A morte do Jovino foi muito prematura. Ele partiu com 58 anos. Se vivo fosse, estaria orgulhoso dos três netos: Miguel, com 9 anos, e Clarice, 4 anos (filhos de Thiago e Marcela); e Pedro, com 7 anos (filho de Amarantha e Frederico)”, destaca, com saudades, a viúva Neusa Balardi.

Jovino Balardi formou-se em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente em 1976. De família de origem muito humilde, começou a trabalhar aos oito anos de idade, como engraxa te; fazia também pequenas tarefas para os vizinhos, por exemplo, encerar casas e passar escovão, além de entregas de jornal – os “trocos” eram para comprar lanche. Em vez disso, Jovino comprava livros da Editora Edibolso. Ainda menor de idade, foi escrivão de polícia, pois já se destacava na leitura, na escrita e sabia datilografia.

Jovino e Neusa inicialmente fundaram seu escritório em sua residência, situada à Rua Monte Alegre, em 1987. Posteriormente, o escritório mudou-se para a Rua Hayel Bon Faker, em frente à UNIMED, e, em seguida, ocupou uma sala no piso superior da loja Encanto Modas, onde permaneceu até meados de 2004. No final de 2004, o casal adquiriu uma sala na Rua Onofre Pereira de Matos, 1680, no centro de Dourados, endereço atual do escritório.

Contribuições profissionais

Jovino Balardi foi um defensor incansável dos direitos humanos, da cidadania e da ética profissional. Ouvia atentamente as necessidades de seus clientes, buscando sempre a melhor solução jurídica. Desde 1977, exerceu a advocacia em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Naviraí, Glória de Dourados e, por último, em Dourados e região, onde foi pioneiro na advocacia trabalhista, mesmo nunca época em que tudo se resolvia na Justiça Comum.

“Dourados foi para o Jovino uma cidade acolhedora e promissora. Ele costumava dizer que era um grande douradense, que adotou Dourados como se fosse sua cidade natal, conta Neusa Balardi. “Tanto que, em seu leito de morte, pediu a mim e nossos filhos que o enterrássemos em solo douradense, porque, segundo ele, aqui estavam seus verdadeiros amigos. E assim o fizemos”.

Um dos que destacam o espírito inovador e arrojado de Jovino Balardi é o sindicalista e professor Lauro Sérgio Davi, que foi dirigente da CASSEMS:

Jovino não foi apenas um advogado brilhante; foi um farol de esperança, um catalisador de mudanças, um verdadeiro herói para todos nós. Sua atuação corajosa e inovadora não apenas moldou a história dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul, mas deixou uma marca indelével em todo o país.

Outro que relembra de Jovino com carinho é Antonio Ocléssio Santoro, que era seu vizinho: “Sempre fomos grandes amigos. Ele era filho de família humilde. Ainda na infância, trabalhou como engraxate no salão do pai, que era barbeiro”, diz Santoro. E o vizinho de Jovino complementa:

Na escola, sempre foi bom aluno, com grande sede de saber. Trabalhou como ajudante de pintor, tentou a profissão de alfaiate, e depois passou a fazer trabalhos para estudantes visando algum ganho para continuar seus estudos. Ainda adolescente, era um leitor em potencial, amante dos livros e apaixonado pela boa música.

Legado cultural

A paixão de Jovino por livros, música, teatro e arte resultou em uma biblioteca pessoal com mais de 6.500 livros (das mais variadas áreas: de direito (livros técnicos) de literatura nacional e internacional, de religião, filosofia, sociologia, jornalismo e psicologia); em uma coleção de 3.338 CDs, de 1.097 DVDs e de 2.280 discos de vinil. Legado de um rico acervo cultural à família e à sociedade douradense. Em 2021, a biblioteca foi transferida para o escritório no endereço atual, o que necessitou de uma reforma significativa para acomodar o acervo. A reinauguração da sala, batizada de “Biblioteca Jovino Balardi”, ocorreu em 29 de julho de 2022.

Cargos ocupados

Entre tantos cargos ocupados por Jovino Balardi, destacam-se os seguintes: mentor do Estatuto dos Idosos de Dourados e idealizador da Associação dos Advogados Trabalhistas de Dourados; assessor jurídico da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS); assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Dourados e região; professor de Direito do Trabalho

Siena & Balardi Advocacia: ‘Tradição e excelência, legados de Jovino Balardi’

e Direito Processual do Trabalho na Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (Socigran), hoje UNIGRAN, de 1987 a 1995; assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Dourados e região; presidente da OAB, 4ª Subseção de Dourados de 2001/2003; presidente da Comissão de Direitos Humanos de 2004 a 2006; Conselheiro Estadual em duas gestões, de 1987 a 1989 e de 1990 a 1992; presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas dos Advoga dos, OAB 4ª Subseção; e Assessor Jurídico do Sindicato dos professores da Rede Privada, SINTRAE-SUL, até novembro de 2010.

Homenagens e reconhecimento

Jovino Balardi, quando vivo, recebeu várias homenagens e, post mortem, foi homenageado pelo Presidente do TRT 24ª Regional, Desembargador Francisco das Chagas, com a denominação de “Jovino Balardi” para a Vara do Trabalho de Rio Brilhante. Outro reconheci mento foi o da denominação da sala da OAB, no Fórum Trabalhista de Dourados, que recebeu o nome de “Sala Jovino Balardi”.

No final de 2024, a Academia de Direito de Mato Grosso do Sul “Ramez Tebet” conferiu ao desembargador João Marcelo Balsanelli (presidente do TRF 24.ª Região), o diploma de membro efetivo e perpétuo, como titular da cadeira n.º 8, tendo como patrono Jovino Balardi.

Na ocasião, o desembargador João Marcelo declarou:

Jovino Balardi era um renomado advogado trabalhista, reconhecido por sua vasta cultura e excelência no exercício da advocacia. Profundo conhecedor do direito, destacou-se não apenas por sua atuação técnica impecável, mas também por seu compromisso com os princípios da justiça. Ao longo de sua carreira, construiu uma reputação sólida, sendo respeitado tanto pelos colegas de profissão quanto pelos magistrados com quem atuou.

Mais histórias do livro

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS