Uma moradora do bairro Vil Morumbi, na região do Rita Vieira, presenciou um episódio de violência contra um cachorro na tarde desta quarta-feira (20), por volta das 17h13, em Campo Grande. Segundo relatos, o homem segurava o animal pela coleira, arrastava, enforcava e chegou a agredi-lo com socos e chineladas.
De acordo com a testemunha, que prefere não se identificar por medo de represálias, o cão ficou assustado a ponto de deitar no chão. A agressão só terminou quando a moradora gritou com o agressor, pedindo que ele parasse. Ela relata ainda que perseguiu o homem por algumas quadras enquanto ele ria e debochava dela, sem soltar o animal.
“Fiquei sabendo que não é a primeira vez que ele faz isso”, afirmou a moradora, descrevendo a cena como extremamente violenta e relatando que o cachorro “se urinou todo” de susto.
A testemunha tentou acionar as autoridades, mas relatou que as tentativas se mostraram frustrantes. “Que autoridade? Não existe isso aqui. É uma vergonha”, disse. Segundo ela, a única forma de chamar atenção para o caso seria torná-lo público, para que entidades como a Delegacia Especializada de Crimes Ambientais (Decat) tomassem conhecimento.
Como denunciar maus-tratos a animais em Mato Grosso do Sul
No estado, denúncias de maus-tratos podem ser feitas pela Delegacia Virtual (Devir) ou diretamente à Decat, que oferece um “cantinho da denúncia” para relatos anônimos. É recomendado enviar vídeos, fotos e uma descrição detalhada do ocorrido, sempre que possível.
A lei federal classifica maus-tratos a animais como crime, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda. (J.B)
Assista:

