Um trabalhador venezuelano foi agredido com chute e insultos xenofóbicos, no final da tarde da última quarta-feira (19). O funcionário atuava no controle de acesso aos banheiros públicos quando foi abordado por um homem que tentou entrar no local sem autorização.
Relatos de quem presenciou a cena afiramaram à Banda B que o suspeito se aproximou e passou a exigir a liberação da entrada. A discussão avançou rapidamente. O homem atingiu o trabalhador com um chute e, durante a ação, direcionou xingamentos com insultos xenofóbicos.
Suspeito de agredir venezuelano na Rua da Cidadania é detido, mas liberado
A Guarda Municipal foi acionada. Equipes localizaram o suspeito na região poucos minutos depois. Detido pelos agentes, o homem foi levado para a delegacia responsável pelo atendimento da ocorrência. O guarda municipal Juliano Rocha, que atuou na abordagem, explicou a situação.
“O cidadão chegou querendo forçadamente utilizar o banheiro, efetuou um chute no rapaz que cuida da catraca e xingou de ‘venezuelano de m…’. Foi encaminhado à delegacia para as devidas procedências. Ele chegou a falar: ‘Esse lixo vem aqui para o Brasil’. É sacanagem”, disse o servidor.
Mesmo com o registro das agressões e dos insultos relatados pelas testemunhas e confirmados pela Guarda Municipal, o suspeito de agredir o venezuelano na Rua da Cidadania foi liberado. Ele assinou um Termo Circunstanciado (TC), procedimento aplicado nos casos classificados como de menor potencial ofensivo.
O caso aconteceu na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba.
(Informações RIC Notícias)

