José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –
Hoje, 17 e 18 de novembro, são datas importantes para nós picadenses comemorarmos. Abaixo exponho o porquê, para que os demais moradores do referido Distrito possam saber e também os munícipes douradenses.
Inicialmente a região era chamada de Picada do Romualdo e, através da proposta do Deputado Estadual Wilson Dias de Pinho, foi criado o Distrito de Paz de Picadinha no Município de Dourados pela Lei número 1.159 de 18 de novembro de 1958, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso em 02 de dezembro de 1958. A lei foi sancionada em 18 de novembro de 1958 por João Ponce de Arruda, Governador do Estado de Mato Grosso, e conforme o seu artigo 1º entrou em vigor em 1º de janeiro de 1959, conforme documento que junto.
ABILIO FERREIRA, que chegou no lugar em 31 de agosto de 1942, quando adquiriu a propriedade São João e Penha e ali constituiu família, era ligado politicamente ao Deputado e Governador por laços pelo antigo PSD e foi quem encabeçou a ideia que se concretizou. Assim surgiu o Distrito.
Em 17 de novembro de 2003, o Prefeito Municipal de Dourados, Professor José Laerte Cecílio Tetila, através de proposta do vereador José Silvestre, que foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Dourados-MS, sancionou a Lei Municipal número 2.612, denominando a Estrada Vicinal de acesso ao Distrito de ABILIO FERREIRA, conforme artigo 1º da referida Lei, documento em anexo.
Através de proposta do Deputado Estadual José Carlos Barbosa (Barbosinha), hoje vice-governador do MS, a via foi asfaltada no Governo de Reinaldo Azambuja, passando a denominar-se Avenida ABILIO FERREIRA.
Essas duas datas, 17 e 18 de novembro, são muito bem lembradas por mim, afinal sou o seu filho, que nasceu ali em 01 de novembro de 1951 na Chácara São João e Penha. Tive a honra de ter o meu nome anunciado no Jornal O Progresso de Dourados na edição de número 30, em 11 de novembro daquele ano, tendo a primeira edição saído no dia 21 de abril do referido ano, a qual guardo nos meus arquivos.
Abaixo posto algumas fotos antigas e recentes sobre o Distrito, que está a cerca de 16 km de Dourados.
Dourados, 17 de novembro de 2025.
(*) Advogado e licenciado em Letras com Inglês, segundo tenente da reserva e produtor rural na Picadinha.




