José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –
A escolha do nome pelo advogado Weimar Gonçalves Torres, nasceu em Ponta Porã, Mato Grosso no dia 06 de dezembro de 1922 e faleceu em 14 de setembro de 1969 em Londrinha-PR, quando exercia o mandato de deputado federal pelo PSD num acidente aéreo.
O jornal recomeçou oficialmente em Dourados, sendo editado o número 01 no dia 21 de abril de 1951, uma data histórica, talvez para homenagear o Inconfidente mineiro, Joaquim José da Silva Xavier, nascido na Fazenda Pombal em Minas Gerais em 12 de novembro de 1746, era dentista, alferes, ou seja, militar da arma de cavalaria.
Como ativista político, ficou conhecido pela alcunha de Tiradentes, por isso foi enforcado durante o Império em praça pública no Rio de Janeiro no dia 21 de abril de 1792.
Considerado herói nacional, a sua figura de mártir da independência foi criada pelos republicanos com a ideia de ressignificar a identidade brasileira.
Meu pai foi assinante deste Jornal, companheiro politico do seu fundador no antigo PSD.
Por ocasião do meu nascimento foi publicado neste jornal na quarta página no rodapé o anúncio.
Guardo com carinho este prospecto que me foi presenteado pelo amigo e colega advogado Zoroastro Stockler de Assis (in memoriam).
Tenho também o número 01 que recebi numa edição especial que foi juntado há muitos anos atrás por ocasião de uma comemoração do seu aniversário.
Obtive uma notícia alvissareira na semana passada de que o Jornal retornará a partir de 01 de dezembro com nova direção ou novo proprietário, não sei se será impresso ou online. O mais importante é que será um espaço onde podemos acompanhar as notícias e publicar alguns artigos como tenho feito em algumas oportunidades.
(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.


