Menos de 24 horas após o temporal que causou alagamentos e queda de árvores em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, a previsão indica que mais chuva, ventos fortes e até granizo devem atingir grande parte do Estado. Na noite de quarta-feira (12), Campo Grande registrou 93 mm de chuva, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O Estado está sob dois alertas de tempestade: o laranja, válido para 66 cidades, prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo; e o amarelo, abrangendo 20 municípios, aponta precipitação de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Ambos os alertas indicam risco de cortes de energia, danos em plantações, queda de árvores, descargas elétricas e alagamentos, permanecendo ativos até às 23h59 desta sexta-feira (14).
A Defesa Civil orienta que, durante temporais e rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedesc) enviou alertas via SMS para os números cadastrados no 40199, informando sobre riscos de queda de árvores, cortes de energia e danos em plantações.
Em caso de emergências, os cidadãos podem acionar os seguintes canais: 156 para serviços gerais, 193 para ocorrências com a rede elétrica e 199 para a Defesa Civil. Equipes permanecem de plantão 24 horas para monitoramento e atendimento à população.
Este é o terceiro temporal em menos de 15 dias em Campo Grande, com impactos semelhantes: ruas alagadas, árvores derrubadas e veículos arrastados pela força da água, reforçando a necessidade de atenção redobrada da população, conforme publicado pelo Midia Max. (M.E)

