Desde 1968 - Ano 56

34.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosFranklin integra delegação brasileira na COP 30 em Belém

Franklin integra delegação brasileira na COP 30 em Belém

O vereador Franklin Schmalz (PT) é um dos selecionados para integrar a delegação oficial do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que começou na última segunda-feira (10), em Belém (PA), e segue com programação até o próximo dia 21. O evento reúne líderes mundiais, cientistas, ambientalistas e representantes da sociedade civil para discutir estratégias globais de enfrentamento à crise climática. 

Os integrantes da delegação brasileira são designados como delegados e delegadas e têm acesso à Zona Azul, área sob responsabilidade da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões técnicas e eventos paralelos.

Atuação local pelo clima

No campo legislativo, Franklin tem pautado a urgência da ação climática em Dourados. Cobrou da Prefeitura a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, previsto em lei, e foi propositor da audiência pública “Entre o veneno e a vida: os impactos dos agrotóxicos nos povos e na natureza”, que reuniu especialistas, indígenas e ambientalistas. O debate resultou em uma agenda de propostas, como a proibição da pulverização aérea, a criação de cinturões verdes e o fortalecimento da agroecologia, reforçando a conexão entre saúde pública, soberania alimentar e justiça climática. 

Franklin também criou, em 2021, o projeto Muda Dourados, dedicado ao plantio e à doação de mudas nativas e frutíferas em áreas urbanas, comunidades indígenas e regiões de retomada. Desde então, já foram doadas ou plantadas mais de 500 árvores, com foco na recuperação de áreas degradadas e na ampliação de áreas verdes da cidade. 

“É nos municípios que as pessoas vivem e já estão sentindo os efeitos da mudança do clima. É fundamental construir estratégias e políticas públicas locais que estejam alinhadas aos compromissos de mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas. A COP 30 será um marco para o Brasil e para o mundo e é uma grande responsabilidade representar Dourados nesse espaço global”, afirmou Franklin.

Membro da coalizão nacional Bancada do Clima, que articula iniciativas legislativas e sociais para o enfrentamento da crise climática em diferentes territórios, o vereador protocolou na semana passada, na Câmara Municipal de Dourados, um Projeto de Lei que visa promover a adaptação climática das unidades escolares, e também debateu em Seminário organizado em parceria com a UFGD, outro PL que visa reconhecer os direitos da natureza no município.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS