Desde 1968 - Ano 56

33.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioMeio AmbienteDourados fica sob alerta de chuvas intensas e ventos de até 100...

Dourados fica sob alerta de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h até sexta-feira

Redação –

Dourados, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, está sob alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades nos próximos dias. Dois avisos recentes indicam possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e riscos à população.

O primeiro alerta, classificado como “perigo potencial”, está em vigor desde esta terça-feira (11) até às 23h59 de quarta-feira (12). De acordo com o Inmet, a cidade pode registrar precipitações de 20 a 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros no total do dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h.

Já o segundo alerta, previsto para começar à meia-noite de quinta-feira (13) e seguir até 23h59 de sexta-feira (14), indica condições mais severas. As chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, acumulando até 100 milímetros no dia, com ventos que podem atingir 100 km/h, além de queda de granizo, alagamentos, riscos de corte de energia elétrica e queda de árvores.

A Defesa Civil orienta a população a evitar se abrigar sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas e desligar aparelhos eletrônicos da tomada. Em caso de emergência, os contatos são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Previsão para os próximos dias

Segundo o Inmet, a tarde e a noite desta terça-feira devem ter nuvens e pancadas de chuva com trovoadas isoladas, e a temperatura máxima chega aos 33ºC.

Na quarta-feira, a manhã segue com muitas nuvens, podendo chover à tarde, e há possibilidade de queda de granizo à noite, com termômetros variando entre 19ºC e 34ºC.

A quinta-feira deve apresentar instabilidade durante todo o dia, com temperatura entre 20ºC e 28ºC, e também há risco de granizo. Na sexta-feira, as precipitações continuam, com mínima de 21ºC e máxima de 25ºC, segundo a previsão do Inmet.

A população deve redobrar a atenção e seguir as orientações de segurança para minimizar riscos durante o período de instabilidade.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS