Desde 1968 - Ano 56

28.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosComafro denuncia mais um caso de racismo em Dourados: 'Não podemos aceitar...

Comafro denuncia mais um caso de racismo em Dourados: ‘Não podemos aceitar esse tipo de conduta’

Redação –

O presidente da Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos Afro-brasileiros de Dourados/MS (COMAFRO), Ailson do Carmo de Souza, se manifestou neste sábado (8) sobre o caso de injúria racial registrado durante a prisão de um homem de 53 anos, identificado como Márcio, ocorrida na noite de sexta-feira (7), em Dourados. O suspeito foi detido acusado de perseguir uma jovem de 23 anos e de ofender com palavras racistas um policial militar durante a ação das forças de segurança.

O caso aconteceu na Rua Eulália Pires, no bairro Jardim Clímax, em frente a um conjunto de quitinetes. Segundo o boletim de ocorrência, o homem vinha incomodando a vítima há vários dias, enviando cartas e tentando se aproximar contra a vontade dela. A jovem chegou a procurar a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), onde registrou denúncia e solicitou medida protetiva.

Na noite do crime, o suspeito teria voltado ao local armado com uma faca, ameaçando a mãe da jovem para obrigá-la a receber mais uma carta. A Guarda Municipal de Dourados (GMD) foi acionada e, diante da resistência do homem, pediu apoio da Polícia Militar.

Durante o encaminhamento para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), o suspeito desacatou os agentes e proferiu ofensas racistas contra um dos policiais. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de perseguição (stalking), resistência e injúria racial, permanecendo preso à disposição da Justiça.

“Não podemos aceitar esse tipo de conduta”, diz presidente da COMAFRO

Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da COMAFRO, Ailson do Carmo de Souza, repudiou o ato e destacou a importância da resposta imediata das forças de segurança ao caso.

“Venho aqui para registrar mais um fato de racismo que aconteceu na nossa cidade de Dourados. A equipe da Polícia Militar, em apoio à Guarda Municipal, foi atender uma ocorrência de um possível stalking. E o indivíduo autor do crime, que estava perseguindo uma mulher, acabou agredindo um policial, combinando palavras de baixo calão, termos pejorativos e diminutivos, com a palavra ‘neguinho’. Atacou um policial militar e acabou sendo preso”, afirmou Ailson.

O líder do movimento afrodescendente também elogiou a conduta dos agentes, ressaltando que casos como esse devem ser enfrentados com firmeza.

“O lado bom é que a gente tem visto que os policiais, em geral, não estão dando moleza para esse tipo de crime aqui em Dourados. E eu quero parabenizar o sargento Dos Santos, que efetivou a prisão do autor, que foi detido e está à disposição da Justiça”, completou.

A COMAFRO reforçou que acompanha o caso e que continuará atuando na defesa dos direitos da população negra e no combate a qualquer forma de discriminação racial em Dourados.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS