A sessão plenária da Assembleia Legislativa de MS desta quinta-feira (23) contou com o protesto de professores e representantes da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Fetems). Manifestantes entoaram gritos de “concurso!” durante a entrega de mais de 90 mil assinaturas em apoio à demanda. A deputada, também professora, Gleice Jane (PT) se juntou ao protesto e relembrou promessas de campanha do governador Eduardo Riedel (PP), que não realizou nenhum concurso público para a educação em seu mandato.
A professora Gleice Jane tem se posicionado contrária à política de Eduardo Riedel na educação do estado. O governador tem precarizado o setor, com contratação e terceirização de servidores, junto à negligência de plano de carreira e pagamento de direitos trabalhistas como o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em suas visitas às escolas do estado, a deputada tem encontrado situações onde cerca de 90% dos profissionais são contratados, sem plano de carreira para o exercício de sua função.
A deputada defende que os profissionais precisam de uma continuidade no trabalho, para o desenvolvimento e continuidade no fazer pedagógico, ano a ano. “O professor contratado não tem essa segurança e a continuidade do trabalho, e isso implica diretamente no contato com a comunidade, na organização da escola, no fazer pedagógico e no desenvolvimento educacional da criança”, explica.
Concurso público
O último concurso público realizado para a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul teve seu edital publicado em fevereiro de 2022. Na época, foram abertas 722 vagas à carreira Profissional da Educação Básica. Desde então, após Eduardo Riedel (PP) assumir o Governo do Estado, as promessas de campanha ficaram no passado e nenhum concurso foi realizado.


