Um incêndio em uma loja no centro da cidade de Hermosillo, no México, deixou ao menos 23 pessoas mortas e 12 feridas nesse sábado (1º/11).
Entre as vítimas, há crianças, segundo autoridades locais. O incidente aconteceu durante as celebrações do Dia dos Mortos, uma das datas mais tradicionais do país.
Equipes de resgate foram mobilizadas rapidamente, mas o fogo se espalhou com rapidez. A Cruz Vermelha informou que enviou 40 profissionais e 10 ambulâncias, realizando pelo menos seis viagens ao hospital para o transporte de feridos.
O chefe do Corpo de Bombeiros de Hermosillo afirmou que a causa do incêndio ainda é desconhecida e que investigadores avaliam se houve uma explosão no local. Segundo o procurador-geral do estado, Gustavo Salas, a maioria das mortes ocorreu por inalação de gases tóxicos, conforme análise inicial do serviço médico forense.
Autoridades se manifestam
Em pronunciamentos oficiais, autoridades federais e estaduais manifestaram pesar e prometeram apuração rigorosa. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, prestou condolências às famílias por meio das redes sociais.
“Minhas sentidas condolências às famílias e aos entes queridos das pessoas que faleceram no incêndio ocorrido em uma loja no centro de Hermosillo”, escreveu.
Sheinbaum também informou ter designado o ministro do Interior para coordenar o envio de equipes de apoio e assistência às vítimas e familiares.
O governador do estado de Sonora, Alfonso Durazo, declarou que determinou investigação completa e transparente para esclarecer o que provocou o incêndio.
“Ordenei uma investigação completa e transparente para esclarecer as causas do acidente”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.
As autoridades locais continuam trabalhando no local da tragédia para identificar as vítimas e determinar as circunstâncias exatas do incêndio. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o que deu início ao fogo.
(Informaçoes Metrópoles)

                                    
