Desde 1968 - Ano 56

19.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaADL comemora aniversário e Dia Nacional do Livro doando mais de 2.500...

ADL comemora aniversário e Dia Nacional do Livro doando mais de 2.500 livros

A Academia Douradense de Letras ADL comemora 34 anos de Fundação (15/09/1991), celebra o seu almejado Jubileu de Oliveira, com ações em prol da Literatura em Dourados. O presidente da instituição, o Escritor Marcos Coelho está presidindo a comissão do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Escrita e Biblioteca – PMLLLEB, já em vias de sua conclusão, na execução da Secretaria Municipal de Educação junto com o Secretário Nilson Francisco da Silva.

A ADL comemora a conquista do Dia Estadual do Contador de Histórias (Deputado Renato Câmara) e do Dia Municipal do Contador de Histórias em Dourados (ex-vereador Alan Guedes), ambos comemorados no dia 20 de março. E, agora terá seu primeiro acadêmico compondo a Academia Brasileira dos Contadores de Histórias ABCH, o Contador de Histórias de Mato Grosso do Sul, Marcos Coelho que tomará posse em Novembro de 2025 da cadeira de nº 35 em Garanhuns no Pernambuco.

ADL comemora aniversário e Dia Nacional do Livro doando mais de 2.500 livros

As alegrias dessas conquistas não cessam e todo o corpo acadêmico da ADL se soma nesse prestigio com indicações e premiações, destacando-se em ações em prol da cultura e literatura de Mato Grosso do Sul e do Brasil, somando-se ao cenário internacional, despontando em todos os sentidos nesse segmento da sociedade.

Dourados celebra esse avanço na área com a instituída “Semana da Literatura Regional Sul-Mato-Grossense” e o “Festival do Livro, Leitura e Literatura Regional na Grande Dourados” pela Lei nº 3.415, de 14 de outubro de 2010, que incluiu o “Festival do Livro, Leitura e Literatura Regional na Grande Dourados” no Calendário Oficial do Município e sua realização devem ocorrer, sempre, na primeira quinzena do mês de agosto, durante comemorações da Semana da Literatura Regional Sul-Mato-Grossense, criada pela Lei nº 3.353, de 23 de março de 2010, conquista da vereadora e ex-prefeita vereadora Delia Razuk. O ideal na criação e intenção de sua proposta era a de que através de diferentes atividades programadas para o Festival do Livro, o espaço de encontro entre estudantes de todos os níveis, educadores e escritores fosse fundamental para que a diversidade literária fosse estimulada e valorizada em suas diferentes modalidades, do nacional para o regional.

“É desse modo que a Academia Douradense de Letras – ADL conquista com vigor seu espaço de vanguarda e assegura sua posição de guardiã desses valores e de luta para que língua portuguesa e sua literatura continuem a vigorar seguras no âmbito do ensino-aprendizagem e na excelência da expressão humana no teor da arte e do seu registro histórico e social de sua gente,” afirma o Presidente da ADL Marcos Coelho.

ADL comemora aniversário e Dia Nacional do Livro doando mais de 2.500 livros

No projeto itinerante “Missão Gênese” do Hospital de Amor, voltado para a educação e conscientização de adolescentes sobre a prevenção de doenças, utilizando realidade virtual, uma experiência inovadora voltada para a educação em saúde e a prevenção do câncer. O município receberá o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica”, iniciativa do Hospital de Amor, que desde 2017 conecta jovens ao universo da ciência por meio de atividades imersivas e tecnológicas. As ações contaram com o apoio de parceiros locais, da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. 

Em setembro a Academia Douradense de Letras foi parceira nos dias 12 a 18 de setembro, distribuindo entre os estudantes que visitaram o espaço entre público de escolas públicas e privadas, um total de 1400 livros de autores regionais, com a participação dos escritores que interagiram e fizeram nessa ação conjunta um espaço de “Pit Stop Literário” conversando com os alunos e permitindo essa interação sobre o fazer literário, apresentando a Casa Arandu, sede da ADL, numa interação importante e significativa entre educação, saúde e literatura. Participaram os escritores Marcos Coelho, Aureliana Viegas, Rose Rosendo, Paulo Portuga, Maria de Lourdes da Costa, Eli Coelho Pereira, Aurineide Alencar, Tereza Aragão, Odila Lange, Elairton Gehlen, Rogério Fernandes Lemes, entre outros escritores que participaram doando livros. Ao lado de Juliano Azambuja, a Sra. Priscila Lupinetti Mantovani, gestora do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor, e Apoiadores – Dourados, que receberam o projeto itinerante “Missão Gênese” do Hospital de Amor, voltado para a educação e conscientização de adolescentes sobre a prevenção de doenças, utilizando realidade virtual, uma experiência inovadora voltada para a educação em saúde e a prevenção do câncer. O município receberá o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica”, iniciativa do Hospital de Amor, que desde 2017 conecta jovens ao universo da ciência por meio de atividades imersivas e tecnológicas. As ações contaram com o apoio de parceiros locais, da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. 

ADL comemora aniversário e Dia Nacional do Livro doando mais de 2.500 livros

O Dia Nacional do Livro é celebrado no dia 29 de outubro. A data foi instituída por lei em 1966 para marcar a fundação da Biblioteca Nacional, ocorrida em 29 de outubro de 1810, após a transferência da corte portuguesa para o Brasil. A escolha do dia 29 de outubro se deve à fundação da Biblioteca Nacional em 1810, que foi um marco para o desenvolvimento da cultura e da literatura no país.  A data foi oficializada como Dia Nacional do Livro pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966. A celebração visa incentivar a leitura, destacar a importância dos livros e promover a cultura e o conhecimento. 

Para trabalhar o Dia Nacional do Livro, pode-se realizar atividades de leitura em grupo ou em duplas, organizar um encontro com escritores ou contadores de histórias, e propor a criação de mini-livros ou apresentações artísticas. 

E MS dispõe sobre a instituição da última semana do mês de outubro como Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca nas bibliotecas públicas e escolares do Estado do Mato Grosso do Sul e dá outras providências. A data foi incluída no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme disposto na Lei 3.945, de 04 de agosto de 2010. O objetivo da Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca é a promoção da valorização do livro, da leitura e das bibliotecas como instrumentos de desenvolvimento social e humano, por meio de incentivo à leitura, em ações diversas, tais como feiras de livro, palestras, Contação de histórias, concursos literários, entre outros. A visitação às bibliotecas públicas e escolares também é estimulada, incentivando a utilização de seus acervos e a divulgação das obras de autores sul-mato-grossenses.

“A criação da Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca é essencial para a promoção da leitura entre os estudantes do Estado. A iniciativa pode encorajar os alunos a desenvolverem o hábito da leitura, a explorarem novos mundos por meio dos livros e a utilizarem as bibliotecas como recursos para o aprendizado e desenvolvimento pessoal”, justificou a deputada Gleice Jane.

Pensando nisso a ADL na pessoa do Presidente Marcos Coelho fez a doação de mais 680 livros de escritores regionais para ação em escolas públicas e o trabalho culmina em sarau cultural 31/10/2025 19h00 na sede do Grupo Literário Arandu, em parceria com o próprio Grupo Arandu, a Biblio Editora e outros parceiros, esta semana especialmente para celebrar o Dia Nacional do Livro.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS