A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), apreendeu nesta sexta-feira (24) quase uma tonelada de alimentos impróprios para consumo em mercados da cidade de Jaraguari (MS).
A operação contou com o apoio do Procon/MS, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e da Vigilância Sanitária do município, e teve como objetivo garantir a segurança alimentar da população.
Durante a fiscalização, quatro mercados foram inspecionados. Em dois deles, os fiscais identificaram produtos sem selo de inspeção e armazenamento inadequado de carnes. No primeiro estabelecimento, foram apreendidos 82,05 kg de carnes bovina, suína, de carneiro, frango e massa para linguiça, incluindo carne de carneiro e língua bovina sem selo, possivelmente de abate clandestino. Já no segundo mercado, cerca de 822,5 kg de carne suína e bovina foram descartados por risco de contaminação cruzada, pois estavam armazenadas juntas.
Os responsáveis pelos mercados poderão responder criminalmente pelo crime contra as relações de consumo, previsto no artigo 7º, incisos II e IX, da Lei nº 8.137/90, com pena de dois a cinco anos de detenção.
A ação contou com 15 agentes entre Procon, Iagro, Vigilância Sanitária, Perícia Técnica e Polícia Civil, reforçando o compromisso das autoridades com a saúde e segurança da população. (M.E)

