Desde 1968 - Ano 56

29.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEvento'Música, poesia e patrimônio imaterial', com Marcelo Fernandes, Delasnieve Daspet e Evandro...

‘Música, poesia e patrimônio imaterial’, com Marcelo Fernandes, Delasnieve Daspet e Evandro Dotto

APRESENTAÇÃO NA UNESCO Dia 25.10.25 10 hs – no Anfiteatro Luiz Felipe Oliveira – UFMS

O Evento integra a “Journée internationale du patrimoine culturel immatériel: Comment le Mato Grosso peut dessiner l’avenir du patrimoine 2025” proposta Pelo CAESE junto à UNESCO.

A Inscrição é Livre e pode ser feita diretamente no local do evento ou no link abaixo:

A Escola de Música da UFMS é um programa de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande-MS, é uma unidade de extensão cujo objetivo é proporcionar ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos da comunidade interna e externa à universidade. A escola oferece aulas em instrumentos de cordas (como violino e violão), sopros (como flauta e clarinete), canto em grupo e coros — por exemplo, o projeto coral infantojuvenil e o coro de adultos — além de turmas de musicalização ou teoria, conforme editais periódicos.

O CAESE|CEAEDD – Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação | Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable – é uma instituição brasileira com sede na França, no Cluster Paris-Saclay, com mais de dez anos de atuação dedicada à promoção da educação, inovação e inclusão social. Fundado com a missão de formar cidadãos críticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável, o Centro trabalha em estreita colaboração com universidades, organismos internacionais, governos e associações civis para acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Com um corpo colaborativo interdisciplinar composto por educadores, cientistas, artistas, líderes comunitários e consultores internacionais, o Centro atua como uma ponte entre o Brasil e a França, entre o conhecimento acadêmico e o saber popular, e entre o local e o global, buscando formar uma nova geração de agentes de transformação capazes de construir um futuro mais justo, sustentável e inclusivo até 2030 em espaços de Tomada de Decisão.

Neste sábado, dia 25, às 10h no Anfiteatro Luis Felipe Oliveira da UFMS, teremos o I Workshop: Música, Poesia e Patrimônio Imaterial. O evento apresentará canções e poesias sobre temáticas e línguas dos povos originários, além de peças instrumentais brasileiras com temática africana, sendo abordados aspectos literários e composicionais. Dentre os palestrantes, temos o prof. Dr. Marcelo Fernandes e a escritora Delasnieve Daspet, além dos intérpretes e professores Dra. Ana Lúcia Gaborim (canto), MS. Evandro Dotto (violão) e do escritor e cantor Irwin Ferreira (canto). O Evento é uma realização do Programa de Extensão “Escola de Música da UFMS”, em parceria com o CAESE|CEAEDD – Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação | Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable

Conheça os palestrantes

Marcelo Fernandes

'Música, poesia e patrimônio imaterial', com Marcelo Fernandes, Delasnieve Daspet e Evandro Dotto

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, Violonista, professor e compositor. Tem entre seus mestres, os violonistas Edelton Gloeden e Abel Carlevaro – com quem se aperfeiçoou durante três anos, no Uruguai. Em seu Doutorado, abordou o modernismo nas obras para violão de Camargo Guarnieri, sendo responsável pela estreia da integral dessa obra na Europa. Como solista, venceu cinco concursos de interpretação instrumental, com destaque para o Concurso Internacional Violão intercâmbio e para o Prêmio Nascente Abril Cultural-USP e realizou concertos em teatros, conservatórios, universidades e festivais no Brasil, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Bélgica, Itália, Paraguai, Colômbia, Bolívia e EUA, com destaque o projeto SONORA BRASIL – SESC, dentro do qual empreendeu uma turnê de 86 recitais de violão, em 20 estados brasileiros. É compositor do Hino da UFMS e recentemente tem apresentado suas canções em importantes Festivais Europeus e Brasileiros, com destaque para Festival de Música do Aveiro (Portugal) Festival Suono del Legno (Itália), Teatro Simon Bolivar do Memorial da América Latina em SP, Sede do Pen Club Brasil (RJ) Teatro da Academia Brasileira de letras. Atualmente é membro do Pen Club Centro Oeste, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e Coordena o Programa de Extensão Escola de Música da UFMS.

DELASNIEVE DASPET

'Música, poesia e patrimônio imaterial', com Marcelo Fernandes, Delasnieve Daspet e Evandro Dotto

Advogada, Poeta, Escritora, Embaixadora da Paz, Peacemaker, Ativista Paz e Cultura da Paz, dos Direitos Humanos, do Meio Ambiente, do Social. Presidente e Fundadora da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, é autora de 27 livros. Publicada em francês, alemão, inglês, espanhol, húngaro, coreano ( poesia), russo, indiano, ( estudos e pesquisas de assuntos relacionados a paz e a violência). Premiada nacional e internacionalmente na área da literatura, cultura, direitos humanos e paz; Medalha de Prata em Poesia e Literatura pela Academia Francesa Arts- Sciences-Lettres, Paris Maio 2008, novembro 2022; Realizou e Coordenou Evento internacional “Ecos de Paz”, com a participação de 29 paises pelo IFKAC-WORLD PEACE no Memorial América Latina, São Paulo em setembro de 2023. Em junho de 2023 – foi homenageada pela Academia Brasileira de Letras, na Sede da ABL no Rio de Janeiro. Tem e exerce o cargo de Embaixador Universal da Paz por varias entidades internacionais. Em 2024 foi indicada ao NOBEL DE LITERATURA pela Academia Internacional de Escritores Brasileiros com sede em Flórida-USA

Evandro Dotto

'Música, poesia e patrimônio imaterial', com Marcelo Fernandes, Delasnieve Daspet e Evandro Dotto

Graduado em Violão (Bacharelado em Música) pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CEU) no Rio de Janeiro, concluída em 2012. Ele complementou sua formação com especialização em Educação Musical com ênfase em Música Popular pela Universidade do Sul de Minas – UNIS (MG).

Posteriormente, realizou mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de sua atuação como instrumentista (violonista), Dotto exerce atividades como professor de música e produtor cultural, sendo ativo nas redes sociais, o que reforça seu perfil de formação, ensino e performance. Ele tem desenvolvido também projetos de ensino, abrindo caminhos para a música popular e a formação de público.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS