No dia 11 de outubro passado foi dia de observação de aves em todo planeta. Trata-se de evento organizado pela plataforma Ebird, do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell. O evento tem como objetivo que os participantes saiam a campo observando aves, registrem as espécies em listas online através de aplicativo. O “campo” pode ser até mesmo o quintal de casa.
Neste Big Day 26 estados brasileiros participaram e o Mato Grosso do Sul teve destaque: ficou em 5º lugar em número de listas enviadas e 13º lugar em espécies observadas. A organização do evento no estado ficou a cargo do Instituto Mamede e da Fundação de Turismo do estado – FUNDTUR.
Dourados participou formando equipes em vários distritos e ficou em 5ª colocação entre as 27 cidades participantes do evento no estado. Foram 141 espécies observadas e registradas por 5 equipes e vários observadores individuais em vários distritos e também na área urbana. As equipes são orientadas pelo Clube de Observadores de Aves da Grande Dourados – COA Dourados, um coletivo de pessoas de vários segmentos. Mas qualquer pessoa pode participar sendo ou não membro do COA, basta um celular com o aplicativo Ebird e gostar de observar aves.
Este ano o campeão em espécies, Hotspot, como é chamado um bom lugar para observação de aves, foi o Sítio Laranja Doce, localizado no distrito de Vila Vargas. Banhado pelo córrego Laranja Doce e rodeado por lavouras, o sítio é um paraíso verde com espécies raras de aves. Outro local excelente foi a Chácara Mimoso, localizada no Potreirito com registro do udu de coroa azul e juruva. Ambas as áreas são exploradas no sistema agroflorestal, combinando cultivos e preservação ambiental, permitindo a coexistência biodiversa. Na Chácara Mimoso ainda se vê vários pés de erva mate, planta explorada no início da ocupação do município.
Foi o Big Day com maior número de equipes e pessoas. O COA busca incentivar a participação de adultos, jovens e crianças. Em várias cidades a participação de crianças é incentivada. Em Dourados, os gêmeos Miguel e Gustavo participam do Big Day desde os 6 anos na companhia da avó, também observadora de aves. Equipes estreantes como o Grupo Escoteiro São Jorge 07/MS teve atuação surpreendente com registro de espécies como o macuru de barriga castanha, própria do bioma Mata Atlântica.
A equipe do Condomínio Triunfo mostrou-se animada, com registros de várias espécies. Embora área particular, o condomínio permite o uso do espaço, rico em vegetação e espécies.
A observação de aves é uma atividade recente. Em Dourados, o COA Dourados foi fundado em 2015 por estudantes de Biologia. Com forte apelo ambiental, a atividade vem ganhando adeptos. Cada vez mais as pessoas vem percebendo a importância da preservação ambiental e a observação de aves é uma forma de vivenciar essa experiência.
São vários parques na cidade com variada avifauna. Um em especial, o Parque Natural do Paragem, um oásis verde localizada no centro urbano de Dourados, encanta pela diversidade de espécies. Algumas até raras.
Propriedades particulares como o Sítio Laranja Doce e Condomínio Triunfo na Vila Vargas, Sítio Luciana no Cerrito, Chácara Mimosa no Potreirito e outras, abrem suas porteiras para observadores de aves. Com vegetação nativa preservada ou restaurada, são locais ideais para observação de aves.
O COA Dourados busca incentivar a prática de observação de aves na cidade e região. Com a Agência de Desenvolvimento do Território da Grande Dourados Celeiro MS, que tem atuação em 12 municípios, recentemente formou o COA Celeiro. O objetivo do COA Celeiro é desenvolver a atividade de observação de aves nas cidades. A solenidade de adesão foi realizada na Embrapa Agropecuária Oeste – Dourados.
A Agência Celeiro MS é gestora da Instância de Governança Regional Celeiro – IGR. IGRs são organizações que unem setores públicos e privados, universidades e demais interessados, atuando nas políticas públicas para o desenvolvimento regional na área de Turismo. A observação de aves é uma atividade ligada ao ecoturismo, e visa a interação com a natureza promovendo turismo e desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Equipe condomínio Triunfo e convidados

Gêmeos Miguel e Gustavo

Equipe Grupo Escoteiros São Jorge 07/MS –
