Desde 1968 - Ano 56

35.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíciaAdestramento melhora convivência e fortalece o vínculo entre tutor e cão

Adestramento melhora convivência e fortalece o vínculo entre tutor e cão

A forma como nos comunicamos pode impactar qualquer relacionamento, inclusive com os cães. Para evitar problemas, o adestramento pode ser a solução. Ele traz diversos benefícios para tutor e animal: corrige comportamentos indesejados, melhora a comunicação, oferece atividades prazerosas para o pet, reduz estresse e ansiedade, entre outros ganhos.

A importância do treinamento de cachorro

Vivemos em um ambiente urbano, cheio de estímulos e situações que não fazem parte do instinto natural dos cães. Eles precisam lidar com pessoas e outros animais desconhecidos, entrar em elevadores, passear de carro, caminhar com guia ou peitoral, experiências que exigem adaptação. Cabe a nós ensiná-los como se comportar, já que esses aprendizados não vêm prontos de nascença.

Os cães passam por uma fase fundamental chamada período sensível de socialização, que vai até aproximadamente os seis meses de idade. Quando não recebem estímulos e orientações adequadas nesse estágio, podem desenvolver inseguranças e dificuldades de comportamento no futuro.

Adestramento para todos os cães

Qualquer cachorro pode ser adestrado, independentemente da idade, porte, raça ou comportamento. No entanto, o processo costuma ser mais rápido e duradouro quando iniciado ainda na fase de filhote, até os 6 meses de idade. Como cada animal possui suas próprias particularidades, o adestramento deve ser adaptado às características e necessidades individuais de cada cão. Mesmo quando o animal não foi devidamente socializado na infância, ainda é possível trabalhar seu comportamento.

“Quando o cachorro já é adulto e apresenta medo ou dificuldade em determinadas situações, podemos ensiná-lo a lidar melhor com esses contextos, ainda que ele não chegue a se sentir completamente confortável. Ele aprende a administrar aquilo. Ainda assim, é possível ensinar e melhorar muito o comportamento do cão”, explica a adestradora Veri Martins.

Ainda de acordo com Martins, cães adestrados tendem a se desenvolver melhor tanto física quanto emocionalmente, recebendo estímulos que aprimoram o raciocínio, a memória e a socialização. Ao ensinar comandos básicos, o tutor fortalece o vínculo de respeito e confiança com o animal, estabelecendo uma relação equilibrada em que o cão compreende limites e hierarquias.

Principais benefícios em adestrar seu cão

Cão mais apto ao convívio social: O adestramento ajuda o cachorro a se comportar de maneira equilibrada em diferentes ambientes e situações. Um cão socializado sabe lidar com outros animais, pessoas e sons urbanos sem se estressar, o que reduz comportamentos agressivos ou medrosos e torna os passeios mais tranquilos.

Melhor comunicação e relacionamento com a família: Ensinar comandos básicos, como “senta”, “fica” e “vem”, facilita a convivência e cria uma linguagem comum entre o tutor e o cão. Essa comunicação clara gera confiança, reforça o vínculo afetivo e diminui frustrações, tanto para o animal quanto para a família.

Mais liberdade para viver experiências junto com a sua família humana: Um cão obediente pode participar de mais momentos ao lado da família, como viagens, passeios em parques, idas a cafés pet friendly e visitas a amigos. O adestramento proporciona segurança para que o tutor permita essa liberdade sem medo de acidentes ou comportamentos inadequados.

Mais recursos para lidar com situações difíceis: Cães adestrados aprendem a controlar impulsos e reações, o que os ajuda a enfrentar situações estressantes, como fogos de artifício, visitas ao veterinário ou mudanças de ambiente. O treinamento ensina o animal a reagir de forma mais calma e confiante, reduzindo a ansiedade.

Mais bem-estar e melhora capacidade cognitiva: O adestramento estimula o cérebro do cão, melhora a concentração e desenvolve a memória. Além de tornar o animal mais obediente, o processo o deixa mentalmente ativo e emocionalmente equilibrado, resultando em um companheiro mais feliz, saudável e conectado com o tutor.

Não existe espaço para a violência

Gritar ou cutucar o cachorro não é a forma correta de educá-lo. Embora ainda seja comum o uso de enforcadores ou de borrifar água, esses métodos são considerados ultrapassados, prejudiciais e desaconselhados por especialistas em comportamento animal. Quando a educação é baseada no desconforto, o bem-estar do cão é comprometido, podendo gerar medo. Isso cria um viés cognitivo negativo, tornando o aprendizado mais difícil e prejudicando o desenvolvimento da inteligência do animal.

“Quando criado com estímulos negativos, o cãozinho passa a não ter uma relação legal com o tutor que deveria ser fonte de segurança e proteção. Aí, essa relação vai ficando prejudicada, né? A comunicação vai ficando mais restrita e esse cão passa a viver a vida dele tentando evitar desconforto”, apontou Veri.

Além disso, muitas vezes, práticas de adestramento baseadas no desconforto também podem levar o cachorro a um estado de estresse crônico. Ao invés de criarmos um animal sociável e equilibrado, corremos o risco de formar um cão que não possui repertório para lidar com situações desafiadoras.

Por tanto, o caminho para um cão feliz e bem-educado passa pelo respeito, paciência e reforço positivo, que estimulam o aprendizado de forma saudável e fortalecem o vínculo entre tutor e pet. Investir no bem-estar emocional do seu cachorro é, na prática, garantir uma convivência mais harmoniosa e prazerosa para ambos.

Esperto pra Cachorro – novo reality da Ric RECORD

No dia 18 de outubro, a Ric RECORD estreia o novo reality ‘Esperto pra Cachorro’. A exibição dos episódios será aos sábados, na tela da Ric RECORD, em todo o Paraná. No comando do programa está a “adestratriz” Karina Scariott.

Ao longo do programa, cães e tutores irão estreitar ainda mais seus laços de amizade por meio de provas avaliadas por profissionais especializados em diferentes áreas do cuidado animal. Será uma oportunidade de mostrar a conexão e a sintonia entre humanos e pets.

O público poderá se emocionar com histórias de amizade, superação e carisma, que prometem encantar os amantes dos animais.

Serão selecionadas seis duplas (tutor e pet) para participar. Os candidatos devem comprovar a titularidade do animal, a regularidade da vacinação e os cuidados obrigatórios.

Para participar, o tutor precisa preencher os dados pessoais e as informações do cachorro através de formulário online (clique aqui e acesse), além de enviar um vídeo e uma foto junto com o pet. É necessário também aceitar os termos e uso e ter ciência do regulamento do novo reality. 

Karina Scariott
O reality ‘Esperto pra Cachorro’ passa todos os sábados na tela da Ric RECORD (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Conheça Karina Scariott – apresentadora do novo reality

Além de atriz, dubladora, modelo e dançarina, Karina atua na área de educação canina e agenciamento de cães para produções audiovisuais. O destaque nas redes sociais veio de um talento curioso: a capacidade de imitar sons de diversos animais, especialmente pássaros.

Segundo Karina, as expectativas para o programa estão “muito altas”. Ela afirma que o reality Esperto pra Cachorro une suas duas grandes paixões : o mundo animal e a atuação, tornando-a a pessoa ideal para comandar o projeto.

Karina também revelou que sua relação com os cães começou ainda na infância. Desde pequena, sempre foi muito próxima dos animais de estimação e teve um cachorro companheiro por mais de 13 anos, a quem chama de seu fiel escudeiro.

(Informações RIC Notícias)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS