Nesta quinta-feira (16), é dia de rememorar o legado da Pão & Companhia publicado no livro ACED 80 Anos – Uma História de Sucesso, lançado em 29 de maio de 2025; leia a seguir…
José Roberto Ribeiro Pinto Júnior, mais conhecido como “Beto da Pão e Companhia”, é oriundo de Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais; nasceu em 18 de março de 1957. Chegou a Dourados em dezembro de 1980. Concluiu o Serviço Militar em 1976, ainda em Minas Gerais, quando um tio, que morava em Campo Grande (MS), o convidou para trabalhar na Varig (Aviação Aérea Rio Grande). Trabalhou nessa empresa por quase cinco anos e prestou concurso para a antiga companhia telefônica Telemat, que depois se transformou em Telems, onde permaneceu até 1990.
Beto conheceu a esposa, Cenira, num baile do Clube Indaiá, em Dourados. Ela era oriunda do Rio Grande do Sul e tinha vindo passear, a convite de amigas. Dali, nasceu uma grande paixão, e Cenira retornou ao seu estado de origem, onde era professora, já compromissada a voltar para Dourados. Em 1985, Beto e Cenira se casaram. Amante da culinária, ela foi fundamental para que, poucos anos depois, o casal implantasse a Pão & Companhia em Dourados.
Cenira Pagliarini Pinto (in memorian) nasceu em 21 de novembro de 1954, em Carazinho, Rio Grande do Sul e faleceu em 27 de maio de 2019. Beto relembra com saudade: “A Cenira foi um grande presente que Deus me deu. Foi uma grande mulher, guerreira, uma companheira, uma amiga, uma incentivadora, alma gêmea, com quem convivi durante 37 anos”.
O início da Pão & Companhia é resultado, inicialmente, de situações adversas para o casal. Chegando a Dourados, Cenira passou a exercer sua profissão de professora e foi dar aulas na Escola Aurora Pedroso, situada no Bairro Parque Alvorada. No entanto, houve uma mudança na Prefeitura, e, como ela era contratada, foi dispensada.
A exoneração de Cenira a levou à procura de alternativas. “A Cenira sempre desenvolveu muito bem a parte da culinária. Ela sempre gostou, por ser de origem italiana. E ela fez um curso de fabricação de bombons. Porém, como morávamos no Parque Alvorada, não tínhamos para quem vender. E eu falei para ela: põe doze bombons desses aí. Faz um mix, põe doze em cada saquinho, enfeita bonitinho, que eu vou sair vendendo nos bancos, nas firmas, no centro da cidade”.
Assim Cenira fez, e, na hora do almoço, Beto saía vendendo. Em pouco tempo, as pessoas começaram a ligar, fazendo encomendas para festas. O sucesso levou Cenira a diversificar a produção: começou a fazer pãezinhos e bisnaguinhas para o marido vender.
A nova fase coincidiu com a decisão da Telemat, empresa onde Beto trabalhava, de oferecer um plano de demissão voluntária. “E eu, que sempre quis ter meu próprio negócio, vi a oportunidade de tornar aquele sonho uma realidade. Consultei a Cenira, porque eu tinha acabado de deixar um emprego estável e tudo que tínhamos, na época, era nossa própria casa, que adquirimos com muita difculdade. Então, tínhamos poucos recursos disponíveis para montar o empreendimento. E a Cenira me disse que, se era isso o que eu tanto queria, iria dar certo”, conta o empresário
Assim, em 1990, o casal adquiriu a franquia da Pão & Companhia para Dourados. Começou com oito colaboradores: dois padeiros, dois confeiteiros e quatro atendentes. O casal se revezava na produção e na administração. Mas antes de abrirem a padaria definitivamente, Beto e Cenira fizeram um curso na “matriz” da franquia, em Belo Horizonte. Ficaram quarenta dias aprendendo todas as etapas, da produção ao gerenciamento.
Hoje, a franquia douradense é exemplo para todo o país, entre as 37 lojas que estão espalhadas por dez Estados brasileiros. “O pessoal que vai montar uma nova loja me liga perguntando os de talhes do negócio”, diz o empresário.
De Dourados para o Brasil
Todos os anos, a Pão & Companhia realiza sua convenção nacional em Belo Horizonte, onde há muita troca de informações e sempre os franqueados saem do evento com alguma novidade. A franquia douradense já desenvolveu produtos que despertaram o interesse dos demais franqueados e passaram a integrar os buffets das lojas em todo o Brasil. Um deles é a famosa chipa, que quase ninguém conhecia fora da região de fronteira do Brasil com o Paraguai.
“Nós pegamos a receita do Paraguai, modificamos e passamos para os cofranqueados. Hoje a Pão & Companhia vende chipa no Brasil inteiro”, explica Beto.
Outro exemplo é o “bolo natural”, desenvolvido pela Cenira, feito com farinha integral, passas e nozes. A torta “Marta Rocha”, com algumas pitadas criativas da saudosa Cenira, também passou a integrar a lista de produção da rede. “O segredo do sucesso desses produtos está no carinho e no amor com que são fabricados”, aponta Beto, lembrando uma das frases preferidas da esposa.
Uma verdadeira família
A tradição da Pão & Companhia se comprova, também, pela fidelidade de antigos colaboradores, que se sentem integrantes de uma verdadeira família. Essa característica é um dos pilares de atuação sustentável da empresa que, para tanto, oferece formação profissional e coloca seus funcionários frente a frente com os melhores instrutores e equipamentos disponíveis no país.
Hoje, a Pão & Companhia em Dourados tem funcionário que ingressou na equipe há vários anos e nunca mais se desligou, mesmo após a aposentadoria, além de colaboradores com dez, quinze e até vinte anos de casa. Com isso, a rotatividade da mão de obra, na produção, é pequena.
Entre os que trabalharam na Pão & Companhia e saíram depois de alguns anos, muitos levaram os conhecimentos ali adquiridos para a vida toda e se tornaram empreendedores, como donos de padarias e de casa lotérica, além de profissionais como contabilista, professor, fisioterapeuta, vendedor e policial.
Ao longo desses anos já passaram pela Pão & Companhia centenas de colaboradores. A franquia em Dourados já aposentou cinco pessoas, que começaram ali e ficaram até o último dia de trabalho. Duas delas, inclusive, estão trabalhando na empresa até hoje.
Alimentação deliciosa e saudável
Atualmente, a Pão & Companhia possui mais de trezentos pro dutos próprios. A franquia preserva a tradição de vender exclusivamente pão e alimentos que acompanham o café da manhã. A estratégia é não comercializar produtos de mercearia. Assim, no venta por cento do faturamento é oriundo de produção própria.

Um dos diferenciais é o compromisso com a qualidade, muito mais do que com a quantidade. A partir do slogan “Pão e companhia, qualidade todo dia!”, a franquia prima pela tradição e, por isso, de seus fornos saem produtos praticamente artesanais, com forte apelo para a tradição.
Cumprindo esse objetivo, a Pão & Companhia tem clientes fieis, que frequentam o local desde o primeiro dia de funcionamento. Filhos e netos de antigos clientes também já incorporaram o hábito de seus pais e avós: começar o dia ou curtir uma tarde tranquila no ambiente aconchegante da Pão & Companhia.
Isso ocorre porque a Pão & Companhia é parada obrigatória para se tomar um delicioso café e experimentar os produtos do buffet, onde também são servidos cappuccinos, chocolate quente, sucos naturais, entre outras bebidas, e uma enorme variedade de pães, lanches, pastas, saladas, tortas, frios, biscoitos, bolos, pães de queijo e muito mais. Tudo isso em um clima informal e familiar.
Para se ter uma ideia do carinho da empresa com a qualidade, basta dizer que todas as receitas são exclusivas e foram desenvolvidas sem conservantes ou aditivos químicos, prezando, acima de tudo, pela qualidade e sabor.
“A excelência dos nossos produtos é garantida com a aplicação de todas as normas de higiene e manipulação de alimentos. Nossos produtos passam por um rígido controle de qualidade. É isso que garante um padrão elevado e a confiança do consumidor”, conclui Beto.
Atualmente, a Pão & Companhia é administrada pelos irmãos Felipe e Vinicius Pagliarini Pinto.