Um idoso, de 70 anos, foi decapitado por um urso no momento em que colhia alguns cogumelos, na floresta de Iwate, no Japão. A vítima foi dada como desaparecida no dia 8 de outubro e foi encontrada pela polícia local, na última sexta-feira (10), com a cabeça separada do corpo.
De acordo com a polícia japonesa e a emissora local TV Iwate, o homem apresentava arranhões pelo corpo, o que levou a suspeita de um ataque de urso, que é comum na região.
“Suspeitamos que ele foi atacado por um urso com base nas marcas de arranhões”, disse a polícia.
A polícia local foi acionada após o desaparecimento do idoso, que havia saído para colher cogumelos.
Casos de ataques de urso são comuns na região
Na semana anterior, outro idoso da mesma faixa etária foi encontrado morto na floresta. O homem também tinha marcas de arranhão.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, o número oficial de mortes por ataques de urso aumentou para seis, igualando-se ao recorde de 2023.
As investigações continuam para confirmar se as mortes estão sendo provocadas mesmo por ursos. Em outras províncias, também houve novos registros.
Um homem, de 78 anos, foi encontrado com múltiplos ferimentos no dia 4 de outubro, em Nagano. Já em Miyagi, uma mulher da mesma faixa etária foi encontrada morta. Ela havia saído junto com três amigos para coletar cogumelos. As outras pessoas seguem desaparecidas.
(Informações RIC)