Desde 1968 - Ano 56

25.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioColunista'Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças', por José Tibiriçá Martins Ferreira

‘Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças’, por José Tibiriçá Martins Ferreira

José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –

12 de outubro é uma data em que se comemora em duplicidade por dois motivosno Brasil:

Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, sendo feriado nacional.
Conta-se que no ano de 1717 três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia encontraram no Rio Paraíba do Sul uma imagem de Nossa Senhora da Conceição em dois pedaços o corpo e depois a cabeça, que se encaixaram.

A partir do momento do achado foi noticiado que a pesca aumentou o que foi considerado um milagre e a imagem passou a ser chamada de APARECIDA por ter sido encontrada por acaso.

Em 1904 a imagem foi coroada como Rainha do Brasil pela Princesa Isabel e em 1930 por decreto do Papa Pio XI, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada pela Igreja católica a padroeira do Brasil.

O dia 12 de outubro foi oficialmente aprovado no nosso país em 1980, pela Lei Federal número 6.608 de 30 de junho de 1980 como feriado nacional. Milhões de brasileiros a veneram atribuindo-lhe vários milagres como cura e libertação de escravos.

Quanto ao dia da criança também nesta data remonta a 5 de novembro de 1924 quando o Presidente Artur Bernardes assinou o decreto número 4. 867 que oficializou a festa da criança no Brasil após ser proposta no Congresso Brasileiro de Proteção e Infância.

A coincidência do Dia da Criança com a data do Descobrimento da América no ano de 1492 teve o objetivo de associar a imagem da nova geração à chegada de Cristóvão Colombo ao novo mundo e assim, induzir todos os países americanos participantes do Congresso no Rio a adotar a mesma data.

O objetivo, entretanto, não foi alcançado, já que cada país hoje celebra o Dia da Criança numa data diferente. O Paraguai, por exemplo, escolheu o dia 16 de agosto, que é feriado nacional. Nessa data, em 1869, as tropas brasileiras massacraram um batalhão formado por centenas de crianças guaranis num dos episódios mais sangrentos e traumáticos da Guerra do Paraguai.

Antes no Brasil o Dia da Criança era comemorado informalmente em 2 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra o Dia dos Anjos da Guarda.

“Documento do projeto de criação da Festa da Criança aprovado no Senado em outubro de 1924 (Arquivo do Senado).”

Fonte: Agência Senado.

A mídia brasileira televisada não fala nada sobre essa história e os meios de comunicação só lembram de presentes que que noticiam para se presentear às crianças nas propagandas comerciais. Nem todo pai ou mãe tem condições de dar ao filho ou filha porque a grande maioria da população brasileira é pobre. Algumas entidades filantrópicas e afortunados que não são apegados à riqueza dão presentes às crianças carentes em muitos bairros pelo Brasil afora.

Somos um país de terceiro mundo onde se explora muito esta data com fins comerciais.

Dourados-MS, 10 de outubro de 2025.

(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS