José Henrique Marques –
Na manhã desta sexta-feira (10), a deputada estadual Gleice Jane (PT) esteve com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Everaldo Leite, para ouvir as principais demandas do empresariado douradense. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antonio Freire, também participou da reunião na ACED.

As três lideranças concordam que Dourados está muito aquém de explorar toda a vocação do município para o turismo de eventos, por ser um polo regional com excelência de serviços educacionais e de saúde, além da geração de tecnologias com as presenças da Embrapa Agropecuária Oeste e das quatro universidades (UFGD, UEMS, Anhanguera e Unigran) e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados.
As três lideranças concordam que Dourados está muito aquém de explorar toda a vocação do município para o turismo de eventos
Para alavancar eventos corporativos, científicos e culturais e, assim, atrair a Dourados um grande contingente de pessoas (turistas) de outras regiões do Estado e também do País, Gleice, Everaldo e Freire iniciaram hoje um movimento para a construção de mais dois blocos do Centro de Convenções localizado na Avenida Guaicurus, onde está previsto um auditório com a capacidade de 1.500 pessoas, entre outras instalações.
Gleice, Everaldo e Freire iniciaram hoje um movimento para a construção de mais dois blocos do Centro de Convenções
Como se trata de um empreendimento de custo elevado, algo em torno de R$ 40 milhões (somente o auditório custaria hoje por volta de R$ 3,5 milhões), segundo projeções da Prefeitura de Dourados, Gleice Jane levará à demanda ao deputado federal Vander Loubet (PT). “A bancada federal de MS no Congresso Nacional pode inserir emendas coletivas no Orçamento Geral da União e destinar os recursos para a conclusão do Centro de Convenções, ainda que por etapas”, lembrou a deputada.

“É um movimento que, pelo porte da obra, deve durar 3, 4 anos para ser realizado, mas é preciso começar”, lembrou Everaldo Leite. “Com o retorno de voos comerciais a Dourados, nosso município está pronto para fomentar o turismo de eventos”, disse Freire.
“Com o retorno de voos comerciais a Dourados, nosso município está pronto para fomentar o turismo de eventos”, disse Freire
Também foi pauta da reunião da deputada com os empresários a qualificação dos trabalhadores. Everaldo Leite solicitou gestões políticas à direções estadual e nacional do Senac, para que Dourados, a exemplo de Três Lagoas e de Bonito, receba um Centro de Educação Profissional para atender às demandas da economia douradense.
Qualificar os trabalhadores indígenas para o mercado de trabalho foi outro ponto debatido na ACED, cuja entidade propõe a extensão do IFMS/Dourados à Reserva Indígena. O documento não foi entregue ao ministro da Educação Camilo Santana na recente visita que fez a Dourados, porque Everaldo Leite adoeceu e não pode faze-lo. Ele pediu para que Gleice encaminhe a documentação ao Ministério da Educação.
Contudo, Gleice Jane vai além nessa questão: ela defende a implantação de uma unidade do Instituto Federal dentro da Reserva Indígena de Dourados. O projeto elaborado pelo ex-prefeito Laerte Tetila foi, inclusive, entregue por ela e Vander Loubet ao ministro Camilo Santana, na inauguração do prédio da reitoria da UFGD, em 30 de setembro.
Por fim, o presidente da ACED sugeriu a transformação da estrutura e da extensa área ao lado do Douradão, na Avenida Coronel Ponciano, onde funcionou a extinta Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem), em centro de inovação do comércio – ambiente que conecta pessoas, ideias e empresas para desenvolver soluções e promover a inovação no setor do comércio, impulsionando a competitividade e gerando e escalar negócios inovadores no setor.
ACED sugeriu a transformação da estrutura onde funcionou a extinta Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem), em centro de inovação do comércio
“Foi um diálogo interessante e propositivo. Como são demandas federais, vou levá-las ao deputado Vander Loubet para que cheguem ao governo do presidente Lula e aos demais membros da bancada federal”, disse a deputada do PT.
