O ator David José Lessa Mattos Silva, que interpretou o personagem Pedrinho na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo (TV Tupi), morreu na última segunda-feira, 6, aos 83 anos. A informação foi confirmada pela assessoria ao jornal O Estado de S. Paulo.
Conforme laudo médico acessado pela imprensa, a causa da morte de David José foi uma doença pulmonar progressiva, condição diagnosticada em meados de 2017.
Nascido em 1942, ele começou a carreira artística cedo. Aos 12 anos, ingressou no Teatro Escola de São Paulo (TESP) e, logo depois, estreou na televisão. Em 1952, foi escalado para interpretar Pedrinho em Sítio do Picapau Amarelo, obra de Monteiro Lobato.
No teatro, integrou o grupo do Teatro de Arena de São Paulo, considerado um dos polos mais importantes da dramaturgia nacional na época. Já adulto, contracenou com nomes como Irene Ravache, em O Profeta (1977), e Fernanda Montenegro, no espetáculo teatral É (1979), baseado na obra de Millôr Fernandes.
Além do currículo artístico, David José também se dedicou aos estudos acadêmicos. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), ele também concluiu doutorado em História Social. Além de ator, cientista social e historiador, era jornalista e escritor, autor do livro O Espetáculo da Cultura Paulista: Teatro e TV.
David José deixa a esposa, dois filhos e dois netos, além de uma legião de admiradores.
(Informações Portal Terra)