Desde 1968 - Ano 56

33.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíciaSecretaria de Saúde investiga parto normal de bebê gigante que nasceu com...

Secretaria de Saúde investiga parto normal de bebê gigante que nasceu com 6,5 kg

A Secretaria da Saúde instaurou uma auditoria para apurar as condições do parto normal do bebê Alderico, realizado no dia 9 de agosto no Hospital São José. O recém-nascido, que media 55 cm e pesava 6,5 kg, sofreu um deslocamento no ombro durante o nascimento e ficou cinco minutos sem respirar. A mãe da criança teve uma hemorragia e precisou de 55 pontos.

Em nota ao Terra, a secretaria informou que “assim que tomou conhecimento do fato e, considerando a gravidade das lesões da mãe, Ariane Borges, e da criança, a Sesa determinou uma apuração imediata e minuciosa do caso, que deve estar concluída em até 60 dias”.

Ariane e o filho Alderico permaneceram durante um tempo internados após o parto. O bebê, que ficou entubado, passou dez dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).

Moradores de Água Doce do Norte, no Noroeste do estado, a família recebeu a orientação de que a criança precisará passar por sessões de fisioterapia para tratar da lesão no braço.

Em depoimento à TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, Ariane relatou que chegou ao hospital no dia 9 de agosto acompanhada do marido, que presenciou todo o trabalho de parto. Ela já estava com 42 semanas de gestação e seguiu para a maternidade com uma orientação médica prévia para realizar uma cesárea.

Contudo, de acordo com seu relato, a equipe do hospital decidiu induzir o parto normal e mobilizou cerca de dez profissionais para o procedimento. 

“Eles induziram o parto. O médico até falou: ‘Se você já ganhou oito [filhos] de parto normal, esse é mole para a senhora’. Foi uma surpresa. O neném quase perdeu a vida também, porque ele ficou cinco minutos sem respirar. Na hora que eles puxaram, rompeu o cordão umbilical e eu tomei um susto. Juntou uns dez médicos para conseguir retirar ele. O médico ficou assustado e surpreso na mesma hora, até se emocionou depois que ele voltou a respirar”, relembrou ela.

Ariane foi informada pela equipe médica de que o bebê sofreu uma lesão plexo braquial, que afeta a função nervosa dos braços. Isso teria ocorrido por conta do estiramento ou compressão excessiva dos nervos no parto.

O Terra entrou em contato com o Hospital e Maternidade São José e aguarda retorno. 

(Informações Portal Terra)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS