Desde 1968 - Ano 56

31.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaFLIB 2025 teve recorde de público, encontros marcantes e projeção para os...

FLIB 2025 teve recorde de público, encontros marcantes e projeção para os 10 anos de feira

Mais de 3 mil crianças, autores nacionais e regionais, editoras e livreiros marcaram o evento que se consolida como referência cultural em Mato Grosso do Sul

A 9ª Feira Literária de Bonito (FLIB) chegou ao fim neste domingo (21), na Praça da Liberdade, deixando para trás cinco dias de encontros intensos entre escritores, leitores e artistas. Para o idealizador Carlos Porto, cada edição é também um balanço da história iniciada em 2015, quando o estado recebeu pela primeira vez um evento desse porte.

FLIB 2025 teve recorde de público, encontros marcantes e projeção para os 10 anos de feira

“O maior desafio é manter a feira com conceito, programação diversa e aberta à comunidade. Este ano tivemos nove cidades da região trazendo crianças e professores, além de um fluxo constante de visitantes pela praça. Só de Bonito, foram três mil estudantes participando de atividades que plantam sementes de leitura”, destacou Porto. Ele também celebrou a pluralidade dos debates e o cuidado na escolha dos shows, que se conectaram à poesia e à literatura: “Não é só um show pelo show. Os artistas de Bonito e os músicos convidados trouxeram referências musicais e literárias que enriqueceram a experiência do público”.

A curadora da FLIB, professora Maria Adélia Menegazzo, ressaltou que a programação esteve entre as mais bem articuladas da trajetória do evento. “Todos os debates, oficinas e mesas convergiram para a reflexão proposta pelo tema ‘literatura, autoria, arte e vida’. A participação das escolas foi um espetáculo à parte, trazendo crianças para a literatura de forma lúdica e transformadora”, avaliou. Ela também destacou o protagonismo dos autores sul-mato-grossenses e a presença dos músicos locais, que encerraram cada noite com shows próximos ao público: “Foi um encanto ver como os artistas de Bonito e do estado abraçaram o palco da feira”.

FLIB 2025 teve recorde de público, encontros marcantes e projeção para os 10 anos de feira

Para os expositores, a FLIB também se firma como vitrine cultural e comercial. José Cícero de Pino, da tradicional Hamurabi Livraria e Sebo, que atua desde 1988 em Campo Grande, levou mais de seis mil livros para a praça. “Uma cliente me disse que parecia que tínhamos trazido uma livraria inteira para a feira. Essa conexão mostra como ainda há espaço para o livro físico, seja técnico, literário ou popular, e como uma feira como esta ajuda a formar leitores oferecendo opções acessíveis”, afirmou.

Com nove edições realizadas, a FLIB já se prepara para celebrar em 2026 sua primeira década. A expectativa é reunir grandes nomes da literatura nacional em uma edição comemorativa que reafirme o papel da feira como espaço de encontros, descobertas e memória.

FLIB 2025 teve recorde de público, encontros marcantes e projeção para os 10 anos de feira

Sobre a FLIB

A Feira Literária de Bonito foi uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

FLIB 2025 teve recorde de público, encontros marcantes e projeção para os 10 anos de feira
- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS