Desde 1968 - Ano 56

30.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaBonito: Música, memória e literatura conduzem a programação da FLIB nesta quinta-feira

Bonito: Música, memória e literatura conduzem a programação da FLIB nesta quinta-feira

Conversas com Henrique Rodrigues, Keka Reis e Gustavo de Castro se somam a oficinas e espetáculos culturais

A quinta-feira, 18 de setembro, será marcada por uma intensa agenda cultural na nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB). Logo cedo, a Praça da Liberdade recebe alunos de escolas públicas para vivências no Circuito Pedagógico, que começa às 8h com o espetáculo de mamulengo Vida de Mamulengo, além do projeto Espaço Energia, unidade móvel educacional da Energisa. No mesmo horário, no Pavilhão das Letras, a escritora gaúcha Keka Reis, referência na literatura juvenil contemporânea, abre a programação do Circuito Literário com a oficina Criação de personagem adolescente.

A manhã segue com oficinas diversas na Praça da Liberdade, como Libras, rima e poesia, desenho, música e contação de histórias, conduzidas por nomes como o rapper e educador General R3, que leva rimas como ferramenta de transformação social; a artista visual Auriellen Leonel e o grupo Batucando Histórias, que une percussão e literatura.

À tarde, a programação se desdobra entre o Pavilhão das Letras e a Praça da Liberdade. Na Sala Flora, o poeta carioca Henrique Rodrigues, autor de obras premiadas, conduz a oficina Poesia todo dia, enquanto a quadrinista Marina Duarte propõe a criação do Jornal da escola em quadrinhos, na Sala Carolina. Em paralelo, seguem apresentações do Vida de Mamulengo e novas edições das oficinas pedagógicas.

A partir das 15h, os Dedos de Prosa aproximam o público de escritores com forte produção literária. Primeiro, com a poesia de Elias Borges, Carlos Amarilha, Silvio Santana de Souza e Wanderson Fonseca; depois, às 17h, com  Febraro de Oliveira, Maria Carol e Idayane Jacques. Ainda no período da tarde, Keka Reis retorna para a conversa Minhas personagens e eu, mediada por Karina Vicelli.

Um dos momentos mais emocionantes do dia será às 18h, com a homenagem a Carolina Maria de Jesus e Flora Egídio Thomé, conduzida por Melly Sena e Eliane Silva, unindo literatura e performance para celebrar duas mulheres que transformaram a palavra em legado.

A noite literária traz a palestra do professor e ensaísta Gustavo de Castro (Escrever biografias: confrontar alteridades), com mediação da crítica literária e curadora da FLIB Maria Adélia Menegazzo, seguida da conversa do escritor Henrique Rodrigues (Quem sou quando falo), mediada por Marcelle Saboya.

No palco principal, a música encerra o dia com o show do cantor e compositor Celito Espíndola, ícone da música sul-mato-grossense, apresentando Pantanal sem fronteiras. Em seguida, às 22h, a cantora Mataguéw leva ao público sua sonoridade e repertório animado e pulsante.

A programação completa está disponível em https://flibonito.com/programacao-2025/ 

Sobre a FLIB

A Feira Literária de Bonito está em sua nona edição, acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, que será palco da programação oficial do evento, reunindo escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.

O evento é uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS