O evento é parte do Projeto “Territórios Vivos”, uma parceria de cooperação internacional entre o Brasil e a Alemanha
Com o intuito de reforçar a proteção dos direitos humanos e ambientais de povos e comunidades tradicionais, será realizada no dia 22 de setembro a “Oficina sobre a Plataforma de Territórios Tradicionais” na sede do Ministério Público Federal em Dourados.
O evento é parte do Projeto “Territórios Vivos”, uma parceria de cooperação internacional entre o Brasil e a Alemanha, implementada pela GIZ (Agência de cooperação alemã para o desenvolvimento), pelo MPF e pelo Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). Seu foco principal é o avanço tecnológico e a consolidação da Plataforma de Territórios Tradicionais, uma ferramenta vital para a gestão e proteção desses territórios.
A oficina em Dourados acontecerá às 14h e tem como objetivo capacitar e apresentar a plataforma e o projeto aos procuradores da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (6ª CCR) e a outros ofícios convidados. O treinamento será ministrado por membros da equipe executiva nacional do MPF e pelos pontos focais do projeto em Mato Grosso do Sul, do MPF e da GIZ, garantindo que os participantes recebam informações detalhadas sobre como usar a ferramenta de forma eficaz.
A iniciativa “Territórios Vivos” alinha-se com o princípio “Não deixar ninguém para trás” da Agenda 2030, adotando uma abordagem inclusiva que leva em conta questões de gênero, identidade étnica e participação democrática. A realização de oficinas de capacitação como essa reforça o compromisso do projeto em envolver múltiplos atores para a defesa dos direitos dessas comunidades.
Capacitação em Campo Grande
A “Oficina sobre a Plataforma de Territórios Tradicionais” também será realizada no dia 30 de setembro na Procuradoria da República em Campo Grande. O objetivo é apresentar a Plataforma de Territórios Tradicionais e o Projeto Territórios Vivos aos procuradores membros da 6ª CCR (Câmara de Coordenação e Revisão), aos servidores que atuam na unidade e convidados. O evento será ministrado por membros da equipe executiva nacional do MPF e pelos pontos focais do projeto no MS, do MPF e da GIZ.