Desde 1968 - Ano 56

36.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioInternacionalJovem preso por matar Charlie Kirk pode ser executado por pelotão de...

Jovem preso por matar Charlie Kirk pode ser executado por pelotão de fuzilamento

Tyler Robinson, jovem de 22 anos acusado de assassinar o ativista conservador Charlie Kirk, nos Estados Unidos, pode ser condenado a pena de morte por meio de um pelotão de fuzilamento. O método ainda é permitido em Utah, onde o homicídio ocorreu.

Segundo a polícia, Robinson teria confessado ao pai ter disparado contra Kirk durante um evento universitário em Salt Lake City, na última quarta-feira (10). O ativista, conhecido pelo apoio ao presidente Donald Trump, morreu na hora, diante de centenas de pessoas que acompanhavam a palestra.

A morte de Charlie Kirk provocou forte reação na cena política norte-americana. Trump, aliado próximo da vítima, cobrou em discursos recentes a aplicação de “julgamentos rápidos” e penas severas para acusados de crimes violentos. O presidente também relacionou o assassinato de Kirk ao caso da refugiada ucraniana Iryna Zarutska, morta em Charlotte, na Carolina do Norte, dentro de um trem por um sem-teto.

Utah é um dos três estados americanos que permitem execuções por fuzilamento. Em 2021, a Suprema Corte chegou a barrar a execução de Ralph Menzies, condenado por assassinato, reacendendo o debate sobre a legalidade e a crueldade desse método. No entanto, em abril deste ano, a Carolina do Sul realizou a primeira execução por pelotão de fuzilamento em 15 anos.

Apesar da pressão política, especialistas jurídicos afirmam que o caminho até uma eventual execução de Robinson pode ser longo. Advogados apontam que, mesmo com o clima de endurecimento no discurso do governo, o processo deverá enfrentar recursos, contestações constitucionais e debates sobre direitos humanos.

(Informações RIC)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS