Desde 1968 - Ano 56

24.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEconomiaSetor da construção cria mais de 5 mil empregos e puxa alta...

Setor da construção cria mais de 5 mil empregos e puxa alta da indústria em MS

Levantamento do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) aponta que, entre janeiro e julho de 2025, a indústria sul-mato-grossense criou 10.508 novos postos de trabalho. Do total, 5.341 vagas foram geradas pela Indústria Construção, ou seja, 50,82%, confirmando sua relevância para o desenvolvimento econômico do Estado.

De acordo com os dados divulgados pela da Fiems, dentro da Indústria da Construção, o destaque foi para a atividade de construção de edifícios, que sozinha correspondeu por 3.795 novos postos de trabalho no período, representando 36,8% do total. Na sequência, aparecem obras de terraplanagem (564 vagas), construção de rodovias (471), montagem de estruturas metálicas (299) e fabricação de pré-moldados de concreto (212).

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon/MS), Kleber Recalde, os números reforçam o papel estratégico da construção civil na geração de emprego e renda. “O setor segue em expansão, impulsionado por investimentos públicos e privados e pelo aumento da demanda por novas obras. Também temos avançado na inclusão de mais mulheres na cadeia produtiva, com iniciativas como o projeto Elas Constroem, que capacita profissionalmente e oferece uma rede de apoio para garantir a participação efetiva das alunas. Ao promover empregabilidade, autonomia financeira e diversidade, fortalecemos ainda mais a construção civil como motor de desenvolvimento do Estado”, destaca.

Projeto “Elas Constroem”

Neste ano, o Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon/MS), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o SENAI e a Secretaria Executiva da Mulher (Semu), lançou o projeto “Elas Constroem”, que integra o programa Construindo Talentos. A ação visa combater a carência de mão de obra qualificada no setor, promovendo a capacitação técnica de mulheres para atuação na construção civil, com foco em empregabilidade e autonomia financeira.

As aulas do primeiro módulo começaram em agosto, com os cursos de Pintora de Obras Imobiliárias, Assentadora de Revestimento Cerâmico e Operadora de BobCat. O projeto “Elas Constroem” traz como destaques uma rede de apoio completa para garantir a participação efetiva das mulheres, especialmente aquelas que são mães. Essa rede inclui acolhimento para os filhos das alunas durante o período das aulas, apoio psicológico, ações voltadas para saúde e bem-estar (como cuidados com a autoestima e beleza), além da oferta de alimentação.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS