A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro que portava “rebite”, droga usada para inibir o sono durante a direção. O motorista dirigia há 19 horas seguidas e chegou a atingir até 150 km/h transportando 73 toneladas de minério de ferro, conforme informações da polícia.
O flagrante ocorreu na BR-262, em Ribas do Rio Pardo, por volta das 20h15 desta sexta-feira (29). Apesar do uso da substância, o homem não apresentava sinais de alterações psicomotoras. Como o crime é considerado de menor potencial ofensivo, ele assinou um termo de compromisso para comparecer ao juízo e foi liberado para seguir viagem.
Segundo informações, o caminhão saiu de Frutal, interior de Minas Gerais, por volta da meia-noite de sexta-feira. Em seguida, seguiu até Corumbá para descarregar o minério de ferro e retomou a viagem às 20h15, quando foi abordado em Ribas do Rio Pardo. O relatório policial aponta que houve apenas breves paradas durante todo o trajeto.
Conforme divulgado pelo Midia Max, a PRF informou que o motorista percorreu cerca de 1.600 km em 19 horas. Em uma blitz de rotina, ao ser solicitado a apresentar documentos, o caminhoneiro deixou cair uma cartela com comprimidos de anfetamina, conhecida como rebite. Ele já havia consumido dez unidades e ainda possuía cinco.
A substância é proibida e utilizada para reduzir o sono, e o condutor confessou o uso para estender o tempo de direção. O homem também revelou ter adquirido os comprimidos em um posto de combustíveis em Minas Gerais, negociando com outros caminhoneiros.
Além disso, a circulação de veículos pesados durante a noite é proibida por lei, e o motorista deveria ter parado ao pôr do sol, o que não aconteceu. (M.E)