Ao todo, delegações de 29 municípios de Mato Grosso do Sul disputarão os títulos na competição que acontece das 8h30 às 23h no Centro de Convenções Antônio Tonanni, no Parque Alvorada, numa realização conjunta entre a Federação de Bandas e Fanfarras do Estado, Governo Estadual e a Prefeitura de Dourados
O Centro de Convenções Antônio Tonanni, no Parque Alvorada, será palco neste sábado (30) do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, numa realização conjunta da Prefeitura de Dourados, Governo do Estado e Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (Febafams). A competição, que reunirá 33 bandas e fanfarras de 29 municípios, começa às 8h30 e será encerrada às 23h com a entrega das premiações aos primeiros colocados. “Essa é mais uma opção de cultura, entretenimento e lazer que estamos proporcionando à população e esperamos que o público douradense prestigie a competição que estamos resgatando para nossa cidade”, enfatizou o prefeito Marçal Filho.
As apresentações começam às 8h30, mas a abertura oficial ocorrerá às 12h, com a competição se estendendo por todo o dia e só terminando por volta das 23h. Estarão em Dourados, bandas e fanfarras de Porto Murtinho, Corguinho, Novo Horizonte do Sul, Anastácio, Rio Brilhante, Três Lagoas, Glória de Dourados, Inocência, Jateí, Camapuã, Anaurilândia, Rochedo, Sonora, Sidrolândia, Figueirão, Campo Grande, Ivinhema, Paraíso das Águas, Nova Alvorada do Sul, Iguatemi, Aquidauana, Rio Negro, Nova Andradina, Eldorado, Naviraí, Rio Verde, Bonito, Bataguassu e Selviria.
O campeonato será marcado por apresentações técnicas, criatividade e muita emoção, já que as bandas e fanfarras costumam encantar o público durante as disputas. “Quem mora há algum tempo na cidade recorda o quanto esses campeonatos movimentavam as famílias e agora estamos tendo a oportunidade de ser sede novamente”, ressaltou o prefeito Marçal Filho. O campeonato faz parte de um calendário repleto de atividades, que no decorrer deste ano proporcionará a 13 municípios sediar eventos de bandas e fanfarras, totalizando cerca de 180 apresentações gratuitas.
Além do impacto cultural, o campeonato tem um papel fundamental na formação de jovens músicos, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e o desenvolvimento artístico. O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de MS, Fábio Costa, ressalta que a parceria com a Prefeitura de Dourados foi fundamental já que o campeonato estadual movimenta vários ônibus para transportar cerca 1.800 integrantes que participam das atividades. “Sozinha a federação não conseguiria realizar evento de grande porte como esse e agradeço a Prefeitura de Dourados pelo apoio”, enfatizou Fábio Costa.
O Campeonato Estadual deste sábado será disputado pelas seguintes delegações: Banda de Percussão da Escola Municipal Cívico Militar Claudio de Oliveira, de Porto Murtinho; Banda de Percussão Municipal de Corguinho; Banda Marcial Municipal de Novo Horizonte do Sul; Banda de Percussão da Escola Estadual José Bonifácio, de Porto Murtinho; Banda de Percussão da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, de Anastácio; Banda de Percussão Sinfônica Black Panther, de Rio Brilhante; Banda Marcial e Musical Cristo Redentor, de Três Lagoas; Banda Municipal de Glória de Dourados; Banda Municipal de Inocência; Banda Municipal de Jateí; Banda Municipal de Camapuã.
Também se apresentarão a Banda Municipal de Porto Murtinho; Banda Municipal de Anaurilândia; Banda de Percussão Municipal de Rochedo; Banda de Percussão Municipal de Sonora; Banda de Percussão da Escola Estadual Sidrônio Antunes, de Sidrolândia; Banda de Percussão Sinfônica de Figueirão; Banda Marcial e Percussão da Escola Estadual Neyder Suelly, de Campo Grande; Banda Municipal de Ivinhema; Banda Municipal de Paraíso das Águas; Banda de Música e Marcial Furiosa Band, de Nova Alvorada do Sul.
O campeonato receberá ainda a Banda de Percussão Municipal de Iguatemi; Banda de Percussão Mário Guerreiro, de Aquidauana; Banda de Percussão Municipal de Rio Negro; Banda de Percussão da Escola Estadual Candido Mariano, de Aquidauana; Banda Marcial e Percussão Municipal de Nova Andradina; Banda de Percussão Sinfônica da Escola Estadual 13 de Maio, de Eldorado; Banda de Música e Percussão Municipal de Naviraí; Banda Marcial Manoel Bonifácio, de Campo Grande; Banda Municipal de Rio Verde; Banda Municipal de Bonito; Banda Municipal de Bataguassu e Banda Municipal de Selviria.