Redação –
O Partido dos Trabalhadores (PT) deu um passo importante nesta quarta-feira (20) rumo às eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul, ao confirmar a filiação do ex-deputado federal Fábio Trad. A movimentação marca o início da formação do palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado.
A confirmação ocorreu em Brasília, durante reunião com lideranças do partido, entre elas os deputados federais Vander Loubet, Camila Jara e Zeca do PT, além da deputada estadual Gleice Jane, o presidente estadual da sigla Vladimir Ferreira e os vereadores de Campo Grande Landmark Rios e Jean Ferreira. O encontro foi conduzido pela presidente nacional do PT, ministra Gleisi Hoffmann.
De acordo com Vander Loubet, o partido já traça uma estratégia para disputar o governo de Mato Grosso do Sul com candidatura própria, afastando-se do governo Eduardo Riedel (PSDB). Fábio Trad surge como o nome mais cotado para encabeçar a chapa majoritária ao Executivo estadual, enquanto Vander deve ser o candidato ao Senado.
O plano eleitoral do PT no estado também inclui a meta de eleger três deputados federais e cinco estaduais. Para isso, a legenda trabalha na formação de uma frente ampla com partidos de esquerda, movimentos sociais e sindicatos. “Estamos dando o primeiro passo para preparar o PT para os desafios de 2026, com foco na reeleição do presidente Lula. A vinda de Fábio Trad fortalece muito o partido no estado”, afirmou Vander.
A filiação oficial de Fábio Trad está prevista para ocorrer durante o encontro estadual do PT, marcado para o dia 30 de agosto, data em que também será empossado o novo diretório estadual da sigla, com Vander assumindo a presidência no estado.
Durante o encontro, a ministra Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, destacou a importância da filiação de Fábio Trad ao partido. Ela ressaltou que a chegada do ex-deputado fortalece o projeto político da sigla tanto no estado quanto no cenário nacional.
Segundo Gleisi, o crescimento do PT em Mato Grosso do Sul contribui diretamente para a consolidação do projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em todo o país.
Trajetória política
Fábio Trad é advogado, ex-deputado federal por três mandatos e ex-presidente da OAB-MS. Filiado anteriormente ao PMDB e ao PSD, ele construiu sua trajetória com forte atuação nas áreas jurídica e legislativa, com perfil técnico e moderado. Ao comentar sua entrada no PT, afirmou que seu objetivo inicial é conhecer o partido e ser conhecido por ele, buscando contribuir com a consolidação do projeto estadual para as eleições de 2026.