O helicóptero desapareceu dos radares pouco depois da decolagem
Uma queda de helicóptero terminou com oito pessoas mortas na última quarta-feira (6) em Gana, na África Ocidental.
Entre as vítimas estão dois ministros do país, Edward Kofi Omane Boamah, responsável pela pasta da Defesa, e Ibrahim Murtala Mohammed, ministro do Meio Ambiente.
A tragédia aconteceu na região de Ashanti, ao sul do país, e foi confirmada pelas Forças Armadas de Gana. O helicóptero, que partiu da capital, Acra, com destino à cidade de Obuasi desapareceu dos radares pouco depois da decolagem, por volta das 9h.
Além dos ministros, outras seis pessoas estavam a bordo e também não sobreviveram. Entre elas, membros do governo, políticos e oficiais da Força Aérea ganesa, que operavam a aeronave.
O governo local já classificou o acidente como uma “tragédia nacional” e informou que este é um dos episódios mais letais da aviação no país em mais de dez anos.
As vítimas foram identificadas como:
- Dr. Edward Kofi Omane Boamah – Ministro da Defesa
- Alhaji Dr. Ibrahim Murtala Mohammed – Ministro do Meio Ambiente
- Alhaji Muniru Mohammed – Coordenador Adjunto de Segurança Nacional (interino)
- Dr. Samuel Sarpong – Vice-presidente do partido NDC
- Samuel Aboagye – Ex-candidato ao Parlamento
- Peter Bafemi Anala – Líder de Esquadrão da Força Aérea
- Oficial Voador Amamning Twum Ampadu
- Sargento Addo Mensah
Queda de helicóptero deixa oito mortos: investigação
As causas da queda ainda estão sendo apuradas. Equipes de investigação da aviação civil e das Forças Armadas foram mobilizadas para recolher evidências no local do acidente e tentar esclarecer o que teria provocado a tragédia.
O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, lamentou profundamente as perdas e decretou luto oficial. “Perdemos líderes dedicados e cidadãos valiosos. Este é um dia sombrio para toda a nação ganesa”, declarou em comunicado oficial.
Mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias, conforme os trabalhos de investigação avançam.
(Informações RIC)